Categories: Política

Folha propõe licença de três dias para servidoras municipais que sofrem com a endometriose — Câmara Municipal


 

Com o objetivo de proporcionar um intervalo adequado para os cuidados com a saúde das servidoras municipais que enfrentam a endometriose durante o período menstrual, o vereador Folha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), propôs por meio de requerimento a concessão de licença de três dias às mulheres que comprovarem o diagnóstico da doença. A propositura foi apresentada juntamente com um anteprojeto de lei e se destina exclusivamente às servidoras que enfrentam essa condição médica.

O vereador Folha ressaltou a importância de se considerar os impactos do período menstrual no desempenho, produtividade e bem-estar das mulheres no ambiente de trabalho. “Conheço muitas servidoras que lidam diariamente com a endometriose, e foi a partir das histórias delas e das dificuldades que enfrentam que tive a iniciativa de apresentar essa proposta. Quero garantir que essas mulheres tenham a oportunidade de cuidar de sua saúde e bem-estar durante esse período delicado, sem que isso afete seu trabalho ou sua qualidade de vida”, defendeu.

A doença

De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), cerca de sete milhões de brasileiras sofrem com a doença, o que resulta aproximadamente em uma a cada 10 mulheres em idade reprodutiva. Ainda de acordo com a SBE, mais de 60% das mulheres desconhecem os sintomas do problema.

A endometriose é uma doença inflamatória, causada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se deslocam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar, provocando dores fortes e sangramento.

Outros sintomas que também podem ser sinais de alerta para a doença são sangramento intestinal e urinário durante o período menstrual, dificuldade para engravidar e a infertilidade.

Tramitação

O requerimento deve ser debatido e votado pelo Plenário ainda este mês de setembro. Se for aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo Municipal para apreciação. 





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

5 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

6 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

6 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

6 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

6 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

7 horas ago