Profissionais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde participaram, na tarde desta quinta-feira (14), da 1ª Formação Intersetorial da Comissão Intersetorial de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, promovida pela Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), da Prefeitura de Palmas. O evento foi realizado no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e reuniu gestores e técnicos municipais e estaduais.
Segundo a superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque, o objetivo do encontro foi promover maior integração, alinhamento e qualificação das equipes, fortalecendo a rede de atendimento voltada a crianças e adolescentes que cometeram atos infracionais. “Neste encontro, priorizamos a participação dos técnicos da Educação, tanto do município quanto do estado, para fortalecer a articulação entre as políticas e aprimorar o atendimento”, destacou.
O pedagogo do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Luís Carlos Barbosa da Silva, ressaltou que a formação das equipes técnicas interdisciplinares têm aberto novos caminhos para um trabalho mais articulado. “Essas reuniões ampliam o conhecimento dos servidores de diferentes áreas sobre o funcionamento das medidas socioeducativas, sobre quem são os adolescentes em conflito com a lei e como podemos oferecer um atendimento mais efetivo”, afirmou.
Para a técnica de Apoio Intersetorial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ângela Roberta Felipe Campos, é essencial que o trabalho com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas envolve não apenas os órgãos públicos, mas também a comunidade e as famílias. “Todos os atores sociais precisam se comprometer, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários para que esses adolescentes consigam retomar suas vidas com uma nova perspectiva”, enfatizou.
Base legal
A Comissão Intersetorial de Políticas Públicas (CIPP) foi instituída pelo Decreto nº 1.675, de 19 de dezembro de 2018, e é composta por representantes da Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Educação.
Entre suas atribuições estão:
A CIPP atua de forma integrada para garantir a efetividade das políticas públicas, assegurando respostas rápidas e alinhadas às necessidades das famílias e indivíduos atendidos.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
Equipes técnico-pedagógicas e professores da Prefeitura de Palmas passam por formação continuada Formação acontece em…
No mês em que se celebra o Dia Nacional da Saúde (5/8), o Tribunal de…
Prefeitura de Palmas distribui quatro mil mudas de alface às hortas comunitárias da região norte…
Futebol Solidário: 7ª edição une solidariedade, inclusão social e diversidade Jogo com oito gols fez…
Eduardo Siqueira Campos prestigia Futebol Solidário e destaca impacto social e econômico do evento em…
Prefeitura de Palmas inaugura primeiro campo de futebol no Jardim Taquari Obra foi entregue neste…