Categories: Estado

Fórum de Goiatins abre as portas para alunos de escola pública debaterem na prática o racismo


O Fórum da Comarca de Goiatins, na região Norte do Tocantins, abriu as portas para uma experiência marcante e transformadora: alunos do Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira participaram de um Júri Simulado com a temática “Cotas Raciais”, dentro do projeto Café Filosófico, que integra as disciplinas de Filosofia e Sociologia.

A visita, realizada no último dia 23/5, é fruto de uma parceria entre a comarca local e a escola, e encantou os estudantes, que ocuparam o Salão do Tribunal do Júri com entusiasmo, refletindo sobre temas como a abolição da escravatura, o combate ao racismo nas escolas e cotas raciais.

A iniciativa foi idealizada pelo professor Antônio Marcos Câmara Vila, que levou a proposta ao Fórum de Goiatins e recebeu apoio da Comarca. “É preciso erradicar todo e qualquer tipo de preconceito. Nossos alunos abraçaram a ideia do Júri Simulado com o tema cotas raciais. Estou convicto de que experiências como essa farão muito sentido na vida deles”, destacou o professor, que comentou: “Além do combate ao racismo, trabalhamos também o ser cidadão, mediante essa parceria com a Comarca de Goiatins, a quem sou muito grato pelo apoio de todos”, ressaltou.

Alunos e servidores do Judiciário durante visita; ao centro o professor Antônio Marcos Câmara Vila

Judiciário por dentro

Durante a atividade, os jovens desempenharam papéis de defesa, acusação e jurados, interagindo com servidores e conhecendo a estrutura do Judiciário por dentro. O ambiente, que costuma ser palco de decisões sérias e formais, se transformou em espaço de diálogo, aprendizado e empoderamento estudantil.

A iniciativa reforça o compromisso do Poder Judiciário do Tocantins com a educação cidadã e a aproximação da Justiça com a sociedade. Para a equipe do Fórum de Goiatins, momentos como este representam mais do que uma visita e simulação, são sementes de consciência crítica e participação social. Tanto que já há várias ideias para interação da equipe com os jovens nos próximos encontros previstos.

Ao final do evento, sorrisos e aplausos demonstraram que a visita ultrapassou as expectativas. Entre a descoberta do funcionamento do sistema judicial e os debates, o que ficou mesmo foi a certeza de que justiça também se aprende, e se pratica, dentro e fora da sala de aula.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas se prepara para o Dia D pela Primeira Infância que acontece no dia 29 de novembro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas se prepara para o Dia D pela Primeira Infância que acontece no…

12 horas ago

Procon Palmas participa do Seminário Nacional da Febraban em Brasília | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas participa do Seminário Nacional da Febraban em Brasília Evento discutiu inovação, transparência e…

13 horas ago

Presidente do Tribunal de Justiça recebe visita institucional do Itertins

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu nesta…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas reforça manutenção nas estradas vicinais que integram rota de ônibus escolares | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça manutenção nas estradas vicinais que integram rota de ônibus escolares Equipes…

13 horas ago

Lei regulamenta atividade de condutor de ambulância — Senado Notícias

Está publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (4) a Lei 15.250, que classifica…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas lança calendário oficial do Novembro Negro com mais de 30 atividades por 35 instituições | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança calendário oficial do Novembro Negro com mais de 30 atividades por…

14 horas ago