Categories: Estado

Fórum de Goiatins abre as portas para alunos de escola pública debaterem na prática o racismo


O Fórum da Comarca de Goiatins, na região Norte do Tocantins, abriu as portas para uma experiência marcante e transformadora: alunos do Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira participaram de um Júri Simulado com a temática “Cotas Raciais”, dentro do projeto Café Filosófico, que integra as disciplinas de Filosofia e Sociologia.

A visita, realizada no último dia 23/5, é fruto de uma parceria entre a comarca local e a escola, e encantou os estudantes, que ocuparam o Salão do Tribunal do Júri com entusiasmo, refletindo sobre temas como a abolição da escravatura, o combate ao racismo nas escolas e cotas raciais.

A iniciativa foi idealizada pelo professor Antônio Marcos Câmara Vila, que levou a proposta ao Fórum de Goiatins e recebeu apoio da Comarca. “É preciso erradicar todo e qualquer tipo de preconceito. Nossos alunos abraçaram a ideia do Júri Simulado com o tema cotas raciais. Estou convicto de que experiências como essa farão muito sentido na vida deles”, destacou o professor, que comentou: “Além do combate ao racismo, trabalhamos também o ser cidadão, mediante essa parceria com a Comarca de Goiatins, a quem sou muito grato pelo apoio de todos”, ressaltou.

Alunos e servidores do Judiciário durante visita; ao centro o professor Antônio Marcos Câmara Vila

Judiciário por dentro

Durante a atividade, os jovens desempenharam papéis de defesa, acusação e jurados, interagindo com servidores e conhecendo a estrutura do Judiciário por dentro. O ambiente, que costuma ser palco de decisões sérias e formais, se transformou em espaço de diálogo, aprendizado e empoderamento estudantil.

A iniciativa reforça o compromisso do Poder Judiciário do Tocantins com a educação cidadã e a aproximação da Justiça com a sociedade. Para a equipe do Fórum de Goiatins, momentos como este representam mais do que uma visita e simulação, são sementes de consciência crítica e participação social. Tanto que já há várias ideias para interação da equipe com os jovens nos próximos encontros previstos.

Ao final do evento, sorrisos e aplausos demonstraram que a visita ultrapassou as expectativas. Entre a descoberta do funcionamento do sistema judicial e os debates, o que ficou mesmo foi a certeza de que justiça também se aprende, e se pratica, dentro e fora da sala de aula.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud Pop Rua Jud é um…

14 minutos ago

Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas Evento…

43 minutos ago

Prefeitura de Palmas entrega reforma da quadra de esportes da ETI Luiz Rodrigues Monteiro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas entrega reforma da quadra de esportes da ETI Luiz Rodrigues Monteiro Cerimônia…

1 hora ago

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…

14 horas ago

Mais de 500 voluntários(as) são capacitados(as) para atuar no Pop Rua Jud na sexta-feira (12/9)

“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…

14 horas ago