Categories: Estado

Fórum de Itacajá realiza atendimento humanizado e acessível a indígenas


Com um olhar direcionado e o compromisso com a justiça inclusiva, o Fórum da Comarca de Itacajá oferece, desde o último mês de maio, atendimento na língua Krahô aos indígenas da região. Segundo o IBGE (2022), a comarca composta pelos municípios de Itacajá e Goiatins conta com aproximadamente 3,7 mil indígenas.

O atendimento é feito por uma servidora indígena e visa facilitar o acesso da população que vive em aldeias ao judiciário. “É muito bom poder ajudar outras pessoas a se comunicarem, especialmente os indígenas que têm dificuldades com o Português. É uma experiência muito boa para mim e me sinto importante por poder ajudar meu povo”, afirmou Luana Krahô.

A servidora pública Angélica Rocha foi atendida pela indígena no fórum e destacou a relevância do serviço prestado pelo judiciário. “Ter alguém que possa fazer o contato na língua indígena é de suma importância. É muito bom ter uma pessoa da área indígena dentro do Fórum para esses atendimentos”, avaliou.

Acessibilidade

Conforme explica a juiza diretora do Fórum, Luciana Aglantzakis, a contratação da servidora surgiu a partir da experiência adquirida com o projeto Justiça Restaurativa com os indígenas. “Depois que começamos o projeto, sentimos a necessidade de ter um atendimento no Fórum de Itacajá voltado para a população Krahô. A presença de Luana, falante nativa da língua Krahô, trouxe um diferencial crucial para o atendimento no fórum”, destacou a magistrada.

Para a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, “a oferta do serviço reflete um esforço contínuo do Judiciário para tornar a justiça mais acessível e eficiente para todos os cidadãos, especialmente para as comunidades indígenas que frequentemente enfrentam barreiras linguísticas e culturais”.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJ oficializa mais dezenas de histórias de amor e esperança no segundo dia do Casamento Comunitário em Palmas

“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…

20 horas ago

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

1 dia ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

2 dias ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

2 dias ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

2 dias ago