Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a busca ativa, a identificação, mobilização e a divulgação dos canais de denúncias, foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), o II Fórum Municipal Intersetorial sobre Trabalho Infantil. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira,10, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e contou com representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente.
“Tenho certeza que este espaço será de discussões importantes para reforçarmos nossas políticas públicas no combate ao trabalho infantil que a gente sabe é uma violação muito grave aos direitos humanos”, destacou a primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, que reforçou ainda que “lugar de criança é na escola, é brincando e sendo feliz”.
A superintendente de Proteção Especial, Marlucy Albuquerque, observou sobre a importância do trabalho conjunto com toda rede de proteção para erradicar o trabalho infantil em Palmas. “A mobilização e a sensibilização não é de responsabilidade única e exclusiva da assistência social, mas de toda rede de proteção”, e acrescentou que “é essa junção de esforços que precisamos para tocar a nossa sociedade com esse tema tão sensível”.
Para o superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho no Tocantins, Jalson Jácomo do Couto, o trabalho infantil não fere apenas os direitos fundamentais.”Interrompe sorrisos, oportunidades, impacta a evasão escolar e a perpetuação do ciclo da pobreza”.
Além de servidores e gestores da Semas, o evento reuniu representantes da Defensoria Pública Estadual, Polícia Militar do Tocantins, Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho no Tocantins.
Palestras
O Fórum contou com diversas palestras voltadas ao trabalho infantil e com uma mesa discursiva da Comissão Municipal Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) com o tema ‘Reflexões sobre as Estratégias para o enfrentamento do Trabalho infantil em Palmas’.
Texto: France Santiago
Edição: Denis Rocha
1/1
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…