Categories: Política

Frente parlamentar aposta em harmonia das matrizes energéticas em prol do consumidor – Notícias


14/03/2023 – 19:36  

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia foi instalada hoje, no Senado

A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia iniciou nesta terça-feira (14) as atividades deste ano como palco para o diálogo entre os representantes das variadas matrizes energéticas do país. A meta é buscar soluções conjuntas para destravar o setor, acelerar o desenvolvimento nacional e reduzir os custos ao consumidor.

A frente já conta com 38 deputados e 21 senadores, sob a presidência do senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), que pretende agendar reuniões regulares para agilizar a análise de propostas legislativas na Câmara e no Senado.

“Seria muito importante que as duas casas pudessem permanentemente trocar informações para que possamos ter dinâmica, celeridade, agilidade no resultado alcançado de formulação, aprovação e colocação em prática das legislações que esse setor tão amplo e tão rico continua a carecer”, disse.

Uma das propostas prioritárias (PL 11.247/18) altera a Política Energética Nacional a fim de promover o desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir do vento que sopra em alto-mar: é a chamada “energia eólica offshore”. Para alguns parlamentares, o Brasil pode se transformar em “eldorado offshore” devido ao potencial energético do litoral.

O texto já foi aprovado no Senado e está em análise na Comissão de Meio Ambiente da Câmara, juntamente com outros 164 projetos de lei. A relatoria deve ficar com o deputado Zé Vitor (PL-MG), eleito vice-presidente geral da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia.

Preço da energia
“Essa frente, eu tenho certeza, vai ser vanguardista. Cabe a cada um de nós aqui avançar juntos, de modo ordeiro e organizado, dentro de uma frente, que é o ambiente adequado e que nos permite ter discussões às vezes até mais profundas do que nas próprias comissões”, observou o deputado.

Na mesma linha, o vice-presidente de Infraestrutura Energética da frente parlamentar, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), citou a expectativa de avanços que reflitam positivamente no bolso do consumidor.

“Esse binômio energia abundante e energia barata é o nosso objetivo. É o objetivo de garantir que o povo brasileiro tenha acesso à energia e garantir que a gente tenha as condições de desenvolvimento do país. Aqui (na frente), nós podemos elaborar a contribuição do Congresso Nacional para o desenvolvimento nacional”, avaliou.

A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia foi criada em 2021 pelo ex-senador Jean Paul Prates (PT-RN), que renunciou ao mandato para assumir a presidência da Petrobras. Prates prestigiou a reinstalação da frente e reforçou a busca coletiva de consensos em prol do setor.

“Essa frente nasceu de dissidências – em um momento especificamente agudo, que foi a MP da Eletrobras –, em que houve uma diáspora de interesses, com segmentos em disputa, cada um puxando para um lado, inclusive várias frentes se sobrepondo. E a gente disse: vamos fazer, então, a frente das frentes onde todos se encontram para brigar, mas brigar dentro do ambiente protegido”, afirmou.

Para o senador Carlos Portinho (PL-RJ) a frente parlamentar pode contribuir na preparação de um conjunto de legislação que atraia investimentos externos seguros ao Brasil.

Comissão executiva
A composição da comissão executiva da frente parlamentar é a seguinte: senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), presidente; deputado Zé Vitor (PL-MG), vice-presidente na Câmara; senador Fernando Dueire (MDB-PE), vice-presidente no Senado. Vice-presidentes temáticos: deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG), combustíveis e biocombustíveis; deputado Washington Quaquá (PT-RJ), fontes fósseis; senador Esperidião Amim (PP-SC), minerais energéticos; deputado Carlos Zarattini (PT-SP), infraestrutura energética; deputado Bohn Gass (PT-RS), fontes renováveis; senador Carlos Portinho (PL-RJ), transição energética; deputado Carlos Veras (PT-PE), desenvolvimento social; senador Fabiano Contarato (PT-ES), meio ambiente e sustentabilidade; deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), assuntos tributários.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Roberto Seabra



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Com mais de R$ 8,5 milhões acordados, 20ª Semana Nacional da Conciliação termina nesta sexta-feira (7/11)

Magistrados(as), conciliadores(as) e mediadores(as) estão mobilizados no atendimento aos(às) cidadãos(ãs) que buscam o Poder Judiciário…

9 horas ago

Comissão atribui a bombeiros definir regras para instalação de tomada de carro elétrico – Notícias

06/11/2025 - 19:32   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Texto aprovado é o substitutivo…

9 horas ago

Prefeitura de Palmas articula plano de ação para atendimento da população em situação de rua | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas articula plano de ação para atendimento da população em situação de rua…

10 horas ago

Em Manaus, ouvidor judiciário do TJTO participa do 13° Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores Judiciais

O ouvidor judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rodrigues Filho, participa…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre prevenção ao câncer de próstata e outras neoplasias em cães e gatos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre prevenção ao câncer de próstata e outras neoplasias em…

10 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos é homenageado pelo Exército e pela Marinha em reconhecimento ao apoio institucional | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos é homenageado pelo Exército e pela Marinha em reconhecimento ao apoio…

11 horas ago