Com a finalidade de traçar as estratégias de combate aos incêndios em 2025, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) reuniu o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Palmas, Comitê PrevIncêndios, para discutir o Plano de Ações Preventivas e de Combate às Queimadas e Incêndios Florestais 2025. A reunião aconteceu nesta sexta-feira, 21, na Casa do Empreendedor.
O objetivo é planejar todas as ações a serem realizadas antes e durante o período de seca, quando os focos de incêndio são intensificados, visando reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelas queimadas.
Durante a reunião, o diretor de Gestão Ambiental da FMA, Marcelo Grison, apresentou o plano, que foi estruturado em quatro fases que prevêem medidas que incluem campanhas de sensibilização, contratação e formação de brigadistas e ações de fiscalização e combate direto ao fogo. Entre as ações planejadas estão a capacitação de equipes, implementação de medidas preventivas como a criação de aceiros e roçagem de áreas de risco, além da intensificação das campanhas educativas nas escolas e comunidades locais e o combate direto aos focos de incêndios, quando for necessário.
A iniciativa, coordenada pela FMA, conta com a participação de secretarias municipais e entidades públicas e privadas que compõem o comitê. O plano de ações, que ficará em vigor até dezembro de 2025, ainda será discutido em nova reunião e poderá ser ajustado conforme a necessidade das operações.
“Nosso cronograma começa no final do período chuvoso, e vai até novembro, quando termina o período seco. Apresentamos o plano inicial nesta reunião e vamos ajustar juntos aos demais parceiros como estas ações serão executadas no decorrer no ano” afirmou o secretário-executivo da FMA, Wender Fernandes.
Comitê PrevIncêndios Palmas
É composto pela FMA, juntamente com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob), Agência Municipal de Turismo (Agtur), Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicos (Seiop), Companhia de Saneamento do Tocantins (BRK), Companhia de Energia do Tocantins (Energisa), Associação Água Doce – Movimento de Proteção ao Taquaruçu Grande e Associação Governança Turística de Taquaruçu (Goverta).
Texto: Samara Martins
Edição: Denis Rocha
1/1
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…