Categories: Brasil

Furto de metralhadoras do Exército em Barueri pode ter consequências catastróficas, afirma Derrite


Treze das armas roubadas têm capacidade para derrubar um avião, o que torna a situação ainda mais preocupante

GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO – 27/09/2023
Guilherme Derrite é o secretário de Segurança Pública de São Paulo

O desaparecimento de metralhadoras do Exército Brasileiro pode acarretar consequências graves, alertou Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo. O furto ocorreu na última terça-feira, 10, no Arsenal da Base Militar de Barueri, região metropolitana de São Paulo. Segundo Derrite, 13 das metralhadoras roubadas têm capacidade para derrubar um avião, o que torna a situação ainda mais preocupante. O secretário manifestou sua determinação em auxiliar nas buscas pelo armamento e evitar que o crime comprometa a segurança da população. As armas furtadas incluem 13 metralhadoras antiaéreas de calibre .50 e oito metralhadoras de calibre 7.62. A descoberta do furto ocorreu durante uma inspeção realizada no Arsenal. “Nós, da segurança de São Paulo, não vamos medir esforços para auxiliar nas buscas do armamento e evitar as consequências catastróficas que isso pode gerar a favor do crime e contra segurança da população”, declarou Derrite, em sua conta no X (antigo Twitter).

Até o momento, nenhum integrante do Exército procurou a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência, o que levou a SSP (Secretaria de Segurança Pública) a não investigar o caso. No entanto, a pasta informou que as polícias Civil e Militar estão empenhadas em localizar o material roubado e identificar e prender os responsáveis pelo crime. O Exército, por sua vez, está conduzindo uma investigação interna para apurar o desaparecimento das 21 metralhadoras. Cerca de 480 militares estão aquartelados na base de Barueri para prestar depoimentos e fornecer informações relevantes para o caso. De acordo com o Comando Militar do Sudeste, as armas furtadas eram consideradas “inservíveis” e estavam em processo de manutenção no setor conhecido como Arsenal. Essa unidade é responsável por iniciar o processo de desfazimento e destruição de armamentos que não podem ser reparados.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em Palmas, TJTO acompanha cerca de 160 candidatos na prova do 4º Enam

Neste domingo (26/10), 159 candidatos participaram da 4ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam),…

52 minutos ago

Superação e espírito de equipe marcam a participação de magistrados(as) e servidores(as) na 7ª Corrida da Justiça

Histórias de coragem, fé e amizade deram o tom da participação do público interno do…

6 horas ago

o tempo que vivi entre cada passo

Eram 6h30 da manhã, e diante do prédio do Tribunal de Justiça do Tocantins, um…

7 horas ago

Com recorde de público, 7ª Corrida da Justiça une pessoas e celebra saúde, inclusão e superação em Palmas neste domingo (26/10)

“Desafio e superação”. A definição é de Felipe Mesquita Mota, 26 anos, atleta com baixa…

8 horas ago

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate à fome | Prefeitura Municipal de Palmas

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…

1 dia ago

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…

1 dia ago