A Galeria Municipal de Artes recebe a exposição coletiva ‘Mapa Afetivo de Palmas: costurando visões femininas’, que reúne obras de arte têxteis produzidas por mulheres de Palmas. A vernissage ocorreu na sexta-feira, 7, e contou com oficinas de bordado, performances e bate-papo. A mostra segue aberta para visitação até o dia 21 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas.
A exposição apresenta técnicas como bordado, macramê, tecelagem, aquarela em tecido, patchwork, costura criativa e tingimento natural. Todas as obras expostas contam com QR Code para audiodescrição. O projeto foi realizado com o apoio do edital de Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Com curadoria da arquiteta Kelly Souza, a mostra propõe uma releitura da cidade sob a ótica feminina, trazendo memórias e afetos expressos em peças que representam paisagens e vivências urbanas. “O resultado é um mapa subjetivo da cidade, construído a partir das histórias e experiências das mulheres que nela vivem”, destaca a curadora.
Vernissage
Durante a vernissage, visitantes participaram de oficinas de bordado e interagiram com as artistas. Uma das performances envolveu crianças, filhos das artistas, caminhando pela galeria envoltas em plástico bolha. Segundo a organizadora, Rayssa Carneiro, a intervenção representou o sentimento de proteção das mães. “Essa performance traduz as emoções de muitas mães que desejam proteger seus filhos dos desafios cotidianos”, disse, acrescentando que a exposição redesenha o mapa da cidade sob a visão das mulheres, valorizando suas experiências e afetos.
O secretário-executivo da Fundação Cultural de Palmas, Marcelo Lopes, participou da abertura e destacou a relevância da iniciativa. “Recebemos essa exposição com muita honra, especialmente neste mês em que celebramos as conquistas das mulheres. Esse apoio reforça a política da gestão municipal de dar visibilidade a grupos que ainda enfrentam desafios na sociedade.”
Texto: Pérola Venâncio
Edição: Iara Cruz
1/3
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…