Categories: Estado

GMF/TJTO realiza agendas para a qualificação do Sistema Socioeducativo


Nesta sexta-feira (22/8), os membros do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas do Estado do Tocantins (GMF/TJTO), sob a coordenação do juiz Eustáquio de Melo, visitaram as instalações do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de Palmas.

Na oportunidade, a equipe realizou duas reuniões. A primeira com o juiz titular do Juizado Especializado da Infância e Juventude (JEINF/TJTO), Adriano Gomes de Melo Oliveira, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJTO), na qual foram debatidas todas as ações voltadas para o Sistema Socioeducativo. Entre as ações que estão em andamento e que precisam ser desenvolvidas a partir da atuação do Tribunal de Justiça, em parceria com outros órgãos, estão as atividades voltadas ao atendimento inicial de adolescentes acusados(as) da prática de ato infracional, à saúde mental, à aprendizagem e ao fomento à cultura no contexto socioeducativo.

Para o coordenador do GMF, a reunião foi essencial para reforçar a articulação entre instituições. “O GMF está atento às demandas do sistema socioeducativo. Nosso papel é ouvir, promover a interlocução necessária e viabilizar soluções que possam suprir as carências apresentadas”, destacou o magistrado.

A segunda reunião tratou da Central de Vagas do Sistema Socioeducativo, com a presença da superintendente da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Seciju), Zeroildes Miranda, do coordenador da Central de Vagas (Seciju), Claudemir Prevital, e do promotor de Justiça (MPETO) André Fonseca, responsável pela parte infracional da Promotoria de Justiça. Os gestores debateram a reestruturação da portaria que regulamenta a Central de Vagas; a criação do comitê de monitoramento da Central; a sistematização e organização das informações; e a instalação de um painel com os números disponíveis no sistema socioeducativo do Tocantins.

Para o juiz da Infância e Juventude, o GMF tem o compromisso de acompanhar de perto, orientar e adotar as medidas necessárias para que o sistema socioeducativo do Tocantins se desenvolva em consonância com a prioridade absoluta da infância e juventude e com o melhor interesse dos adolescentes. “Estamos atentos às diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Tribunal de Justiça do Tocantins e, nesse sentido, acertamos uma série de atos que visam ao aperfeiçoamento do funcionamento do sistema e que garantam um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado”, ressaltou o magistrado.

As reuniões contaram com o apoio da assistente técnica estadual do Programa Fazendo Justiça (parceria entre CNJ e PNUD), Lívia Rebouças.

Central de Vagas

A Central de Vagas é o serviço responsável pela gestão e coordenação das vagas em unidades de internação, semiliberdade e internação provisória do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, sendo responsável por receber as comunicações de necessidade de vagas encaminhadas pelo Poder Judiciário.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil Ação aconteceu na manhã…

5 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para…

5 horas ago

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São Paulo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São…

6 horas ago

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

20 horas ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

22 horas ago