A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), por meio do Programa Guardião Escolar, realiza na noite desta terça-feira, 7, o lançamento do projeto ‘Jiu Jitsu para a Vida’ na Escola de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara. As aulas acontecerão todas as terças-feiras, às 19 horas, na ETI Santa Bárbara, e todas as quintas-feiras, também às 19 horas, na ETI Padre Josimo.
O projeto alcançará todos os guardas metropolitanos da corporação com o ensino de técnicas de defesa pessoal, especialmente com base no Jiu Jitsu, proporcionando aos agentes mais segurança, autocontrole, habilidade física e preparo emocional. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a aproximação entre a comunidade escolar e a Guarda Metropolitana por meio da prática esportiva.
O projeto integra as ações de prevenção e promoção de cidadania desenvolvidas pelo Programa Guardião Escolar, que busca fortalecer os vínculos entre estudantes, famílias e a comunidade, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e saudável.
Os treinamentos seguirão metodologia progressiva, com ênfase em Técnicas de defesa pessoal para uso em serviço, Imobilizações seguras, Quedas e defesas de impacto e Condicionamento físico funcional.
Cada encontro terá duração de duas horas, com atividades divididas entre o ensino técnico no tatame e, ao final, um momento livre para os combates, quando os participantes poderão colocar em prática as técnicas aprendidas.
De acordo com o professor, mestre em Jiu Jitsu e faixa-preta, Rafael Hengstler Pavão, o projeto tem um papel social importante. “A ideia é incentivarmos as crianças a praticar um esporte e, ao mesmo tempo, aproximar a comunidade escolar da Guarda Metropolitana”, explicou.
De acordo com uma das idealizadoras do projeto, a guarda metropolitana de Palmas Dinormanda Azevedo, a iniciativa será ampliada para outras escolas do município por meio de oficinas. “Iremos ampliar para as outras escolas por meio de oficinas de defesa pessoal voltadas especificamente para professores e vigias”, disse. Ainda de acordo com Dinormanda, as escolas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (63) 99216-2973 para agendar as oficinas.
Para o coordenador do Programa Guardião Escolar, Wellington Alves de Amorim, a proposta parte da valorização dos talentos internos da corporação, ao contar com um guarda metropolitano qualificado como mestre de Jiu-Jitsu, promovendo uma cultura de excelência, economia e fortalecimento institucional.
Texto: Márcio Greick
Edição: Fernanda Sousa
1/1
1/1
Guarda Metropolitana realiza curso de Condução de viaturas pelo Programa Guardião Escolar Ao todo, 15…
Prefeitura de Palmas trabalha na remoção de galhos e árvores caídas após forte vendaval no…
Guarda Ambiental de Palmas resgata Tamanduá Bandeira em condomínio rural Animal estava acuado por cães…
Prefeitura de Palmas disponibiliza telhas na ação emergencial para atender famílias atingidas por vendaval no…
Primeira-dama de Palmas instala gabinete de crise para ações imediatas em resposta ao vendaval que…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos decreta situação de emergência e regulamenta apoio às famílias do Jardim…