Uma arara-canindé foi resgatada com um ferimento no peito, nesta semana, e encaminhada para atendimento no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau). A ação foi realizada pela Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), após o animal ser encontrado no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), na Capital.
Segundo informações da GMP, a ave foi avistada por servidores do Detran, que prontamente a recolheram e a encaminharam ao quartel da Guarda Metropolitana. Em seguida, a equipe da Guarda Ambiental transportou o animal até o Cefau, onde passou por avaliação médica veterinária.
A equipe médica do centro confirmou que o ferimento foi provocado por estilingue, prática considerada ilegal e extremamente cruel contra a fauna silvestre. Apesar do trauma, a arara permanece em observação e, até o momento, não apresenta agravamento no quadro clínico.
A Guarda Metropolitana Ambiental alerta que o uso de artefatos como estilingues para atacar animais silvestres configura crime ambiental, sujeito a sanções penais e administrativas. A população é orientada a denunciar qualquer ato de violência contra a fauna ao órgão ambiental ou à Guarda Metropolitana pelo número 153.
Texto: Márcio Greick
Edição: Iara Cruz
Portaria Nº 3444/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 10 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…
O Plano de Transformação Digital do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foi um dos…
“Acesso à Justiça começa pela compreensão”. Com essa premissa, o juiz Roniclay Alves de Morais…
Prefeitura de Palmas articula cooperação com órgãos estaduais para fortalecer ações de segurança em Palmas…
Operação Limpa Tudo contempla Santo Amaro e a Quadra Arse 71 nesta sexta-feira, 10 Prefeitura…
Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o projeto "Armário Solidário:…