Categories: Palmas

Guarda Metropolitana e Secretaria de Proteção e Bem-estar Animal alinham estratégias para fiscalizar maus-tratos | Prefeitura Municipal de Palmas


Guarda Metropolitana e Secretaria de Proteção e Bem-estar Animal alinham estratégias para fiscalizar maus-tratos

Reunião discute nova Medida Provisória da Prefeitura de Palmas e define ações conjuntas para reforçar proteção e bem-estar dos animais domésticos na Capital

Com o objetivo de alinhar ações conjuntas e discutir a Medida Provisória N.º 2, de 23 de fevereiro de 2025, que dispõe sobre a política de proteção, defesa e bem-estar de animais domésticos e domesticados no Município de Palmas, a Guarda Metropolitana (GMP), por meio da Guarda Ambiental, reuniu na manhã desta quinta-feira, 20, com técnicos da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (Sebem).

Durante o encontro foram discutidos os principais pontos da medida e os diversos instrumentos que ela estabelece, como incentivo à adoção, guarda responsável, definição de maus-tratos e negligência, fiscalização e tipificação dos maus-tratos, dentre outros dispositivos.

Parceria entre órgãos amplia fiscalização e autuação

O diretor de Combate aos Maus-tratos da Sebem, Auriman Cavalcante, destacou a aplicabilidade da nova medida. “Ela inova em todos os sentidos de uma política de bem-estar e proteção, definindo a diferença entre negligência e maus-tratos a animais domésticos, bem como os instrumentos de fiscalização e autuação”, concluiu.

Para a superintendente da Sebem, Kesia Abreu, o encontro foi propositivo, pois definiu as competências e o papel de cada órgão parceiro na execução e aplicação da MP. “Estamos alinhando com a Guarda Metropolitana Ambiental como atuaremos em conjunto na aplicação dessas políticas de proteção aos animais e no combate aos crimes de maus-tratos em nossa Capital”, disse.

De acordo com o gerente ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, Adalberto Bernardo, a MP facilitará o trabalho em conjunto. “Estamos alinhando a tipificação e autuação, além dos procedimentos a serem tomados pelas duas pastas durante o atendimento a uma ocorrência de maus-tratos a animais”, concluiu.

Texto: Márcio Greick
Edição: Wédila Jácome



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

20 minutos ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

1 hora ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

1 hora ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

2 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

2 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

2 horas ago