Categories: Estado

Homem é condenado por descumprir medida protetiva ao ameaçar divulgar falsa infecção sexual da ex-namorada por aplicativo de conversa


Um morador de Taipas, de 47 anos, foi condenado por ameaçar a ex-companheira pelo Whatsapp enquanto havia uma medida protetiva que o proibia de se aproximar ou manter qualquer tipo de contato com ela. O descumprimento da medida ocorreu em novembro de 2023, quando o réu enviou mensagens via aplicativo WhatsApp ameaçando a vítima por volta das 2h da madrugada. 

Conforme o processo, os dois moraram juntos por 15 anos e se separaram. No dia da ameaça, a ex-namorada estava em uma seresta, quando uma pessoa jogou um copo de cerveja sobre ela, a mando do ex-namorado, que havia assinado a intimação das medidas protetivas tempos atrás. 

Em seguida, o homem lhe telefonou, ela não atendeu e ele começou a enviar as mensagens, incluindo uma em que ameaçava espalhar na cidade que a ex tem Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para que ninguém se arriscasse a ficar com ela.

O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna decidiu pela condenação ao ponderar que basta desobedecer a qualquer das medidas protetivas judicialmente concedidas à vítima para consumir o crime de descumprimento de medidas protetivas, fixado no artigo 24-A da Lei Maria da Penha (11.340/2006). 

“A conduta consiste em descumprir (desobedecer; não atender; não cumprir) a decisão judicial; por ação ou omissão, pois o crime poderá ser praticado mediante conduta comissiva ou omissiva”, explica o juiz, na sentença publicada nesta segunda-feira (17/6) pela Vara Criminal, de Violência Doméstica e Juizado Especial Criminal de Dianópolis. 

O homem vai cumprir 3 meses de detenção em regime aberto, por meio de participação obrigatória no programa de recuperação e reeducação oferecido pelo Tribunal de Justiça. No programa, ele passará por  palestras educativas e grupo de discussão sobre violência doméstica e familiar.   

Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Reforma administrativa da Prefeitura de Palmas visa economizar cerca de R$ 20 milhões ao ano | Prefeitura Municipal de Palmas

Reforma administrativa da Prefeitura de Palmas visa economizar cerca de R$ 20 milhões ao ano…

57 minutos ago

Nota de pesar – Eva Alves da Cruz, mãe da servidora Aline Ribeiro

O Tribunal de Justiça manifesta seu pesar pelo falecimento da senhora Eva Alves da Cruz,…

1 hora ago

Novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros visita presidente do TJTO

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu, na…

12 horas ago

Refis 2025 passa a incluir débitos com o Poder Judiciário do Tocantins a partir desta quarta-feira (15/10)

Os(as) contribuintes que possuem débitos com o Poder Judiciário do Tocantins podem aderir ao Programa…

13 horas ago

Judiciário tocantinense leva inovações e boas práticas à Expojud 2025

O Poder Judiciário do Tocantins marca presença na Expojud 2025, maior encontro de tecnologia e…

14 horas ago

Senadora Dorinha prestigia início do atendimento da Carreta da Saúde da Mulher em Palmas • Senadora Professora Dorinha

A senadora Dorinha (União) participou, nesta sexta-feira (10), da cerimônia de abertura dos atendimentos da…

14 horas ago