Categories: Estado

IA Giseli acelera gestão acadêmica na Esmat


A Giseli, Inteligência Artificial desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) para apoiar a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) na fiscalização dos cartórios extrajudiciais, agora também está colaborando com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). A tecnologia, que nasceu de uma pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Esmat, será, agora, utilizada para otimizar a análise de documentos acadêmicos na Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) da Escola.

Em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação do TJTO, a Esmat solicitou o apoio da Giseli para automatizar a leitura de certificados arquivados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e integrá-los à SAV, responsável pelo gerenciamento acadêmico da Escola. O processo, que exigiria esforço humano, se feito manualmente, obteve 98,83% de sucesso na leitura e extração de informações de mais de 2 mil certificados de magistrados(as) e de servidores(as).

A IA Giseli utiliza técnicas de Processamento de Linguagem Natural e visão computacional para extrair dados como nome do(a) aluno(a), curso, carga horária e data de conclusão diretamente dos documentos. A automação garante precisão, agilidade e segurança na consolidação do histórico acadêmico.

Segundo o desenvolvedor de sistemas extrajudiciais, Harly Carreiro, servidor do TJTO e doutorando da Esmat/UFT, a iniciativa mostra como a pesquisa aplicada pode gerar soluções concretas para os desafios do Judiciário. 

“É importante mencionar que a Giseli é resultado do investimento da Esmat na capacitação dos(as) servidores(as) do Judiciário Tocantinense. Uma solução que uniu a pesquisa científica a um produto concreto para o Poder Judiciário”, destaca.

Além dos avanços no campo educacional, a Giseli continua sua missão original de modernizar e dar mais transparência à atuação da Corregedoria-Geral da Justiça, analisando em larga escala os atos de cartórios extrajudiciais no Tocantins. A ferramenta já foi reconhecida nacionalmente com prêmios como o Selo Judiciário Inovador, da segunda edição do Prêmio de Inovação do CNJ.

Mais detalhes sobre a Giseli podem ser acessados no hotsite da ferramenta: https://www.tjto.jus.br/giseli.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas segue com Operação Tapa-Buracos nas regiões norte e sul da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas segue com Operação Tapa-Buracos nas regiões norte e sul da cidade Serviços…

15 minutos ago

Projeto Plantar para comPENSAR do TJTO realiza plantio de 120 mudas na área da pista de atletismo da UFT

 A arborização da área próxima à pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT)…

1 hora ago

Prefeitura reforça serviço de roçagem na região central de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura reforça serviço de roçagem na região central de Palmas Nesta terça-feira, 13, os trabalhos…

1 hora ago

CGJUS abre inscrições para o 4º Prêmio Gestão Judiciária “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira”

Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário do Tocantins já podem se inscrever no 4º Prêmio…

2 horas ago

Lei autoriza pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

Foi sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13)…

4 horas ago

Prefeito e gabinete de crise acompanham mapeamento de mais de 150 famílias no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito e gabinete de crise acompanham mapeamento de mais de 150 famílias no Jardim Taquari…

4 horas ago