Categories: Política

Inclusão de segurança alimentar na Constituição está na pauta do Plenário — Senado Notícias


A proposta de emenda à Constituição que inclui a segurança alimentar e nutricional no conceito de direito social à alimentação terá a sua primeira sessão de discussão nesta quarta-feira (28), a partir das 14h. A PEC 17/2023 foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em novembro do ano passado.

A proposição, que tem como primeiro signatário o senador Alan Rick (União-AC), insere um segundo parágrafo ao artigo 6º da Constituição ao determinar que “o direito social à alimentação observará os preceitos da segurança alimentar e nutricional”. Para isso, deve ser garantido que todos tenham acesso físico e econômico regular e permanente a alimentos suficientes e seguros.

Para a relatora da matéria na CCJ, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), com a proposta “eleva-se o direito à alimentação, com segurança alimentar e nutricional, a um patamar no qual os retrocessos nessa área serão inadmissíveis, dando mais robustez a todo esse escopo normativo, tornando o país mais empenhado no esforço definido pela Organização das Nações Unidas na definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de erradicação da extrema pobreza e da fome no mundo até 2030”.

IPVA

Também está previsto o segundo dia de debate da PEC 72/2023, que concede imunidade do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a veículos terrestres de passageiros com mais de 20 anos de fabricação. 

A matéria foi aprovada na CCJ em 21 de fevereiro. A PEC, que tem como primeiro signatário o senador Cleitinho (Republicanos-MG), recebeu relatório favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO).

O relator argumentou que “em regra, os proprietários de veículos mais antigos integram as camadas sociais menos abastadas, as despesas com IPVA consomem parcela relevante de sua renda. Com a aprovação da PEC ora em análise, serão atendidos concomitantemente os princípios da justiça fiscal e da capacidade econômica”.

As PECs passam por cinco discussões em Plenário antes de serem votadas em primeiro turno. A aprovação ocorre quando acatada por no mínimo dois terços dos senadores (54), após dois turnos de deliberação.

Saúde mental

O terceiro item da pauta é o Projeto de Lei (PL) 4.358/2023, que cria o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. A matéria foi recém-aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde recebeu parecer favorável da relatora, senadora Jussara Lima (PSD-PI).

A proposta é instituir certificação a ser concedida pelo governo federal às empresas que adotem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores, conforme as diretrizes previstas no PL. O certificado será concedido por comissão nomeada pelo Ministério da Saúde.

O certificado terá validade de dois anos, sendo necessária nova avaliação para a concessão de mais prazo. A relatora ponderou que a medida ajudará a melhorar a imagem das empresas perante seus parceiros, consumidores e colaboradores, além de contribuir para os esforços do país na promoção da saúde mental e do bem-estar. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tocantins participa da 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional

Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…

18 horas ago

Juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi visita Secretaria da Cidadania e Justiça

A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…

19 horas ago

office boy é condenado por furtar reboque e 20 botijões de gás em Babaçulândia

Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…

20 horas ago

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…

21 horas ago

Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições | Prefeitura Municipal de Palmas

Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…

21 horas ago

Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…

22 horas ago