O Centro de Inovação do Poder Judiciário do Tocantins – Inovassol, recebeu na tarde desta terça-feira (8/4) uma comitiva da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz) composta por representantes da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (Egefaz). O objetivo dos(as) servidores(as) é subsidiar a implantação de um laboratório de inovação no âmbito fazendário previsto para ser implantado neste primeiro semestre de 2025.
A equipe foi recebida pelo coordenador do Inovassol, André Vinícius de Oliveira Gomes, que apresentou o espaço e sua política, embasada na Resolução nº 9 de maio de 2023, que cria o Inovassol, conforme a Resolução nº 395 do CNJ. A unidade é vinculada à Presidência do TJTO, e tem como juiz coordenador o juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho. O Centro integra a Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro (RenovaJud) e busca promover a cultura da inovação em busca de soluções modernas e efetivas para proporcionar melhorias na qualidade da prestação de serviços aos cidadãos e às cidadãs.
Durante a visita institucional, foram apresentadas as etapas do processo de inovação. Implantado em um espaço inovador, a ideia é acolher dúvidas/problemas, discutir ideias, até a concepção da proposta da solução, e colocar em prática.
Acompanhado da gestora de inovação da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz), Marfa Silingowschi, o diretor Egefaz, Rodrigo José Lima de Almeida, destacou a excelência do trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário. “Foi uma decisão muito acertada a implantação deste laboratório de inovação. Está servindo como referência para o Estado”, pontuou o diretor ao final da visita.
De acordo com a gerente de Capacitação, Programação e Educação da Egefaz, Elmíriam Alves de Oliveira Guedes, o laboratório está previsto para ser instalado implantado dentro da própria Escola. Na oportunidade, a laboratorista do Inovassol, Ana Berenice Aguiar, destacou que muitos laboratórios de inovação do Poder Judiciário de todo o país são instalados em escolas de magistraturas, haja vista, a importância de estarem alinhados ao processo de capacitação.
“Vocês têm uma escola de excelência e vale muito a pena investir em inovação, aliada a capacitação, pois é parte essencial para o desempenho final. Para isso, aqui no nosso Poder Judiciário do Tocantins temos a Escola da Magistratura Tocantinense (Esmat) que é uma ponte entre os servidores e todo o processo criativo que a inovação exige no desenvolvimento de novas soluções e resultados, inclusive muitos laboratórios de inovação do Judiciário funcionam dentro de escolas, dada a necessidade da constante qualificação”, reforçou.
O laboratorista Lucas Ferreira Gomes também participou da visita que contou ainda com a presença do servidor da Superintendência de Tecnologia e Inovação Fazendária da Sefaz, Leonardo Paranaguá, os servidores da Egefaz, Luciane Goulart e Andrey Soares.