A Corregedoria Nacional de Justiça encerra, nesta sexta-feira (26/9), a inspeção ordinária de três dias no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e, entre os atos desempenhados pelas equipes responsáveis ao longo de três dias, foram realizadas visitas e reuniões com servidores(as) e magistrados (as) para avaliação das atividades judiciais e administrativas de unidades de 1º e 2º graus, além de serviços extrajudiciais e setores administrativos.
Na manhã desta sexta-feira, o desembargador Arnoldo Camanho, magistrado coordenador da Inspeção, visitou o gabinete da Presidência do TJTO e se reuniu com a presidente, desembargadora Maysa Vendramini Rosal. Já servidores do CNJ que integram as equipes da inspeção se reuniram com os juízes auxiliares da Presidência, Arióstenis Guimarães Vieira e Esmar Custódio Vêncio Filho, além da chefe de gabinete, Lívia Guimarães, e assessores da Presidência.
A inspeção teve início no dia 24 de setembro, com uma equipe composta por magistrados auxiliares da Corregedoria, incluindo os desembargadores Agamenilde Dias, Arnoldo Camanho e Simone Lucindo, e os juízes Albino Coimbra, Eduardo Ribeiro, Érick Pimenta, Fernando Cury, Lizandro Garcia, Mônica Raposo e Reginaldo Pereira, além de outros servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Durante os três dias, a equipe da Corregedoria realizou reuniões estratégicas e visitas a diversas unidades e gabinetes. No primeiro grau, as equipes se dividiram para analisar varas cíveis, criminais, de fazenda pública, juizados especiais e da infância e juventude, todas localizadas no edifício do Fórum Marques São João da Palma, em Palmas.
Os serviços extrajudiciais também fizeram parte da inspeção, com visitas a cartórios de registro de imóveis em Palmas e Porto Nacional. Paralelamente, equipes administrativas e de tecnologia da informação (TI) avaliaram setores como Controladoria Interna, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Diretoria Financeira e áreas de precatórios e infraestrutura de TI.
A solenidade de encerramento será às 17h desta sexta-feira, com a presença do ministro Mauro Campbell Marques. O ato marcará o fim dos trabalhos, que visam aprimorar a prestação jurisdicional e a eficiência administrativa do TJTO e pode ser acompanhada pelo canal do TJTO no YouTube.