Categories: Política

Jovem Senador usa jogos para divulgar programa e disseminar conhecimento — Senado Notícias


A menos de um mês do encerramento das inscrições para o Jovem Senador 2023, a divulgação do programa foi intensificada com a realização de game shows, jogos de perguntas e respostas transmitidos ao vivo no YouTube do programa. Estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país devem responder questões sobre funcionamento do Senado, democracia e Constituição. A escola que vence o jogo ganha uma Biblioteca da Cidadania, com obras disponíveis na Livraria do Senado.

 É um produto leve, descontraído, que tem um tom mais informal, necessário para falar com esse público. Acho muito legal ver a comunidade escolar envolvida, torcendo no chat — conta Tadeu Sposito, responsável por produzir e apresentar os jogos desde o ano passado.

As lives do programa são organizadas pela equipe do Jovem Senador com os coordenadores das secretarias de educação de cada estado. O próximo encontro está agendado para a tarde desta terça (18) às 15h com um representante do Mato Grosso do Sul.  As perguntas do quiz são feitas a partir das edições da Constituição em Miúdos, da Livraria do Senado. O material é enviado aos alunos em PDF alguns dias antes para que eles possam se preparar. 

Divulgação permanente

De acordo com o coordenador do Jovem Senador, Antonio Carlos Burity, os jogos, criados durante a pandemia de covid-19, se tornaram um instrumento de divulgação permanente do programa.  

— O game estimula os estudantes a estudarem sobre os temas propostos e conhecerem o Jovem Senador. Na edição de 2022, a aluna vencedora do programa pelo Rio Grande do Sul havia também participado do game — destaca.

Estados como Sergipe, Pernambuco, Pará, além de uma regional de São Paulo incrementaram a produção dos games com lives que têm a participação de professores e coordenadores estaduais.

O programa

O Jovem Senador é um programa institucional do Senado, de realização anual, que proporciona aos estudantes vencedores uma semana de vivência legislativa no Senado. A seleção dos 27 jovens que representam cada um dos estados e o Distrito Federal é feita por meio de um concurso de redação nacional. Durante a estadia em Brasília, os jovens elaboram três projetos de lei, que são votados ao final em Plenário. Se aprovados, os projetos são encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) como sugestões legislativas e podem se tornar leis. O tema do concurso em 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas” e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio.

Confira os games

Além do quiz com um aluno do Mato Grosso do Sul, já está previsto o encontro com Pernambuco na quinta (20) e com o Distrito Federal, marcado para segunda-feira (24). O horário de transmissão é sempre às 15h, horário de Brasília, pelo canal do Jovem Senador. Veja os jogos já realizados neste ano com Roraima, Tocantins, Bahia e Rio Grande do Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas inicia etapa de agendamento para lotação dos novos servidores da Educação que finalizaram o processo de posse   | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia etapa de agendamento para lotação dos novos servidores da Educação que…

19 horas ago

Prefeitura de Palmas discute com segmento do audiovisual a aplicação de recursos de Edital Arranjos Regionais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas discute com segmento do audiovisual a aplicação de recursos de Edital Arranjos…

23 horas ago

111222

2

2 dias ago

111222

2

2 dias ago

PAHS completa dois anos promovendo acolhimento e proteção às mulheres do Judiciário tocantinense

Criado para fortalecer a rede de apoio às mulheres do Poder Judiciário do Tocantins, o…

2 dias ago