Categories: Estado

Judiciário do Tocantins alcança bons resultados em sustentabilidade no 1º semestre


Com foco em eficiência, responsabilidade ambiental e uso consciente de recursos, o Poder Judiciário do Tocantins registrou resultados positivos nos principais indicadores que compõem o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) referentes ao 1º semestre de 2025. Os dados, monitorados pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), revelam avanços em áreas estratégicas, como consumo de insumos, energia, água e transporte.

A análise mostra reduções importantes, com destaque para a queda de 85% no uso de copos descartáveis e 33% com telefonia fixa.

Os indicadores com maior peso na composição do IDS, como energia elétrica, água, papel, transporte e copos descartáveis, tiveram avanços consistentes, sinalizando que as medidas de eficiência adotadas pelo Judiciário do Tocantins estão trazendo resultados concretos.

 

Eficiência e responsabilidade institucional

A gestão estratégica de recursos tem sido prioridade no Tribunal. As ações da Cogersa envolvem orientações internas, campanhas de conscientização e investimentos em soluções mais sustentáveis.

Segundo a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), desembargadora Ângela Prudente, o Tribunal de Justiça do Tocantins encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados expressivos em sustentabilidade, evidenciados pelo bom desempenho em diversos indicadores do nosso Plano de Logística Sustentável.

“Esses avanços são motivo de grande satisfação e revelam o compromisso institucional com a responsabilidade socioambiental e com a gestão eficiente dos recursos públicos. Reitero que tais conquistas somente foram possíveis graças à dedicação conjunta de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as), cuja atuação integrada e comprometida é fundamental para que continuemos avançando em favor de um Judiciário mais sustentável”, destacou a desembargadora.

Para a coordenadora da Cogersa, Luciene Dantas, os dados dos principais indicadores do Plano de Logística Sustentável do primeiro semestre de 2025 surpreenderam positivamente. “Percebemos que houve um esforço coletivo e um forte engajamento de toda a força de trabalho do Poder Judiciário do Tocantins para que pudéssemos avançar nos resultados, em relação ao mesmo período de 2024”, destacou.

A coordenadora comenta que a redução no consumo de energia (- 5%) e água (- 8%) têm um impacto muito significativo no índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), porque são os indicadores de maior peso (1.706). “Avançamos ainda na redução dos gastos com papel próprio (-14%) e na quantidade de impressões (-9%), que também são indicadores expressivos no IDS”, disse.

“O desafio para o próximo semestre, a fim de garantir que esses bons resultados permaneçam até o final do ano, é monitorar sistematicamente esses indicadores e desenvolver ações que possam impactar em outros, como o consumo de água envasada, onde tivemos um aumento de 10% em relação ao ano anterior”, ressaltou Luciene.

 

Evolução

De acordo com o 9º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, divulgado pelo CNJ em 2024, o TJTO ocupou o 10º lugar no ranking nacional, com 70,2% de desempenho. O resultado mostra uma evolução constante nos últimos anos. Segundo dados, o TJTO obteve 59% em 2022, 65% em 2023 e 70% em 2024.

Com os avanços registrados no primeiro semestre de 2025, a expectativa é de melhoria contínua no índice, reforçando a posição do TJTO entre os tribunais que mais avançam em práticas sustentáveis no país.

Os indicadores do IDS são monitorados semestralmente e servem como base para a adoção de metas estratégicas e boas práticas de gestão ambiental. 

O desempenho do 1º semestre de 2025 evidencia que o Poder Judiciário tocantinense segue alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reafirma seu compromisso com uma gestão moderna, sustentável e eficiente, que beneficia a sociedade e preserva o meio ambiente.

 

O levantamento da Cogersa mostra que as maiores reduções foram registradas nos indicadores de consumo de insumos e gastos com combustíveis:




  • Consumo de copos descartáveis: queda de 85% – de 1.331 para 203 centos, representando 1.128 centos a menos.
  • Consumo de papel: queda de 14%, com economia de 406 resmas.
  • Impressões: redução de 9%, evitando 179.255 páginas impressas.
  • Consumo de energia elétrica: queda de 5%, economizando 149.077 kWh.
  • Consumo de água: redução de 8%, equivalente a 1.365 m³ a menos.
  • Gasto com telefonia fixa: corte de 33%, representando R$ 74.212,00 de economia.
  • Gasto com combustível: redução de 10%, equivalente a economia de R$ 65.707,00.

 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em Palmas, moradores do Jardim Aureny III comemoram nova iluminação com tecnologia LED na Avenida Araguaia | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, moradores do Jardim Aureny III comemoram nova iluminação com tecnologia LED na Avenida…

1 minuto ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 24 a 31 de outubro

Portaria Nº 3526/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 17 de outubro de 2025 Dispõe sobre a escala…

12 horas ago

ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses | Prefeitura Municipal de Palmas

ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses Competição arrecada alimentos que…

13 horas ago

Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas…

13 horas ago

STJ vai selecionar mais 30 juízes para auxílio temporário à seção de direito privado

​O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou novo edital de chamamento público para selecionar 30 juízes e…

13 horas ago

Campanha promove manhã de atividades físicas para pessoas idosas no Parque Cesamar | Prefeitura Municipal de Palmas

Campanha promove manhã de atividades físicas para pessoas idosas no Parque Cesamar Evento integra campanha…

14 horas ago