Categories: Estado

Judiciário do Tocantins é representado no Encontro Nacional de Juízes e Juízas de Execução Penal


O supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça do Tocantins (GMF/TJTO), desembargador João Rodrigues Filho, junto com o coordenador do grupo, juiz José Eustáquio de Melo Júnior, e as magistradas Odete Almeida e Gisele Pereira Veronezi, representaram o Judiciário tocantinense no Encontro Nacional de Juízes e Juízas Estaduais de Execução Penal, realizado nesta segunda-feira (31/3), em Brasília (DF).

O evento reuniu magistrados e especialistas para discutir os desafios e avanços da execução penal no Brasil. Entre os assuntos debatidos, destaca-se a importância do juiz da execução penal para a efetividade da Resolução 391/2021, do CNJ.

A programação também contou com experiências de leitura no sistema carcerário brasileiro, além de atividades literárias com reeducandos, por meio do Projeto Mentes Literárias, que visa fomentar práticas educativas voltadas à ressocialização dos apenados e à implementação das normas constitucionais referentes à matéria.

Para o desembargador João Rodrigues, o Mentes Literárias é um projeto que amplia os horizontes, trazendo uma expectativa positiva de crescimento intelectual que muito vai agregar ao tempo do retorno dos reeducandos ao convívio da sociedade. “É uma honra e alegria participar, na companhia dos magistrados titulares das execuções penais do TJTO, deste evento que marca a responsabilidade social do Poder Judiciário de forma tão solidária!”

 

Desafios do sistema carcerário

O juiz membro do GMF, José Eustáquio, também falou sobre a satisfação de participar do evento, que considerou uma iniciativa essencial para se discutir não apenas os desafios do sistema carcerário, mas também para pensar soluções que aliem a aplicação da lei à promoção da dignidade humana. “Como coordenador do GMF/TJTO, vejo de perto as dificuldades enfrentadas na execução penal, desde a superlotação até a necessidade de ampliação de políticas de ressocialização. Por isso, eventos como este são fundamentais para compartilharmos experiências, debatermos boas práticas e fortalecermos nossa atuação na busca por um sistema penal mais justo e eficaz”, citou.

O encontro contou com a presença de autoridades, como o ministro Rogério Schietti Cruz (STJ) e os conselheiros José Rotondano (CNJ) e Jaime de Cassio Miranda (CNMP), além de magistrados e especialistas da área.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate à fome | Prefeitura Municipal de Palmas

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…

8 horas ago

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…

8 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…

10 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

21 horas ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

22 horas ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

23 horas ago