Categories: Estado

Judiciário do Tocantins institui comitê interinstitucional para fortalecer atendimento socioeducativo em Palmas


Com o objetivo de promover um atendimento mais humanizado e eficiente a adolescentes em conflito com a lei, o Poder Judiciário do Tocantins instituiu o Comitê Gestor Interinstitucional do Núcleo de Atendimento Integrado (CGI/NAI) do Município de Palmas.

A medida foi oficializada com a publicação da Portaria Conjunta nº 7, no último dia 26 de junho, no Diário da Justiça nº 5902, e visa aprimorar o atendimento integrado no sistema socioeducativo do Tocantins.

O Comitê Gestor fruto de uma colaboração estratégica entre diversas esferas do poder público e instituições essenciais para a Justiça, com a finalidade de fortalecer a atuação do Núcleo de Atendimento Integrado na capital. A formação do CGI/NAI envolve o Poder Judiciário do Tocantins, o Governo do Estado, a Prefeitura de Palmas, o Ministério Público do Estado (MPTO), a Defensoria Pública do Estado (DPE/TO) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO).

A coordenação dos trabalhos ficará a cargo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), responsável por acompanhar e promover melhorias contínuas nesses sistemas.

A criação do Comitê Gestor de Palmas representa um avanço significativo na articulação e no planejamento de ações conjuntas para o atendimento a adolescentes a quem se atribui a prática de ato infracional, garantindo-lhes os direitos e o acompanhamento adequados. Com a união de esforços e expertise de cada instituição envolvida, a expectativa é otimizar os fluxos de trabalho e promover uma atuação mais coordenada e eficaz no município.

Esse comitê terá como atribuição principal a gestão e o monitoramento das atividades do NAI, buscando soluções conjuntas para os desafios existentes e assegurando um atendimento mais humanizado e eficiente aos adolescentes. A iniciativa demonstra o compromisso das instituições em trabalhar de forma integrada para aprimorar o sistema socioeducativo no Tocantins, beneficiando toda a sociedade.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

9 horas ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

13 horas ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas orienta população sobre o combate ao trabalho infantil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta população sobre o combate ao trabalho infantil Material de divulgação é…

14 horas ago

Usuários dos Centros de Referência de Assistência Social de Palmas participam de atendimentos psicossociais | Prefeitura Municipal de Palmas

Usuários dos Centros de Referência de Assistência Social de Palmas participam de atendimentos psicossociais Ação…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas apresenta projeto de revitalização do Camelódromo a comerciantes | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas apresenta projeto de revitalização do Camelódromo a comerciantes Proposta de intervenções no…

15 horas ago