A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana Paula Brandão Brasil, e a assessora da unidade, Cristiane Cirqueira Castro, representaram o Poder Judiciário do Tocantins na JESPJAM Nacional, Maratona de Inovação dos Juizados Especiais. O evento buscou desenvolver soluções criativas para o sistema judicial nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2025, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), em Recife (PE).
A indicação da magistrada foi feita pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, após convite do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A participação visa à imersão em um ambiente colaborativo para discutir e prototipar melhorias que tornem os serviços dos Juizados Especiais mais ágeis, eficientes e próximos do cidadão. A JESPJAM reúne magistrados e servidores de todo o país para repensar e modernizar a Justiça.
“Participar da JESPJAM 2025 é uma experiência enriquecedora, que fortalece o compromisso com a inovação no Judiciário. O evento promove a construção colaborativa de soluções para tornar os Juizados Especiais mais acessíveis, eficientes e alinhados às demandas da sociedade. É um espaço de troca, criatividade e transformação real”, afirmou a juíza Ana Paula Brandão Brasil.
A programação da maratona se estendeu por três dias intensos de trabalho. Os participantes passaram por todas as etapas de desenvolvimento de um projeto inovador, desde a identificação de problemas e dificuldades até a pesquisa de campo, análise de dados e criação de personas, perfis que representam os usuários do sistema.
O evento também incluiu atividades práticas, como a ideação de soluções, construção de storyboards (roteiros visuais), modelagem e desenvolvimento de protótipos. Ao final, as equipes apresentaram suas propostas em um pitch (apresentação curta e direta) para uma banca avaliadora, com premiação para os projetos de maior destaque.