A juíza Gisele Veronese, titular da 3ª Vara Criminal e Execuções Penais/Cepema de Araguaína, participou, nesta quarta-feira (4/2), da primeira reunião interinstitucional da nova gestão do Conselho da Comunidade de Araguaína (Concar). O encontro teve o objetivo de apresentar projetos, alinhar parcerias e fortalecer ações voltadas à ressocialização de pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional.
A magistrada destacou a importância da retomada das atividades do Conselho para a efetividade das políticas de execução penal no município. “O Concar ativo é a peça da engrenagem que faltava para a efetivação das medidas de ressocialização. Fico muito feliz com a retomada dos trabalhos e estou bastante esperançosa com a atuação da nova diretoria”, afirmou a magistrada.
A presidente do Concar, Vânia Kühn, ressaltou o simbolismo e a responsabilidade do momento. “Esta primeira reunião interinstitucional marca o início de um trabalho sério, comprometido e coletivo. Nosso objetivo é aproximar instituições, sociedade e iniciativa privada para transformar a execução penal em um verdadeiro instrumento de ressocialização, com oportunidades reais de trabalho, estudo e dignidade.”
O encontro reuniu representantes de órgãos públicos, instituições do sistema de Justiça, forças de segurança, iniciativa privada e entidades da sociedade civil, o que consolida o caráter colaborativo da atuação do Conselho.
Nova gestão
Eleita em setembro e empossada em outubro de 2025, a nova diretoria do Conselho da Comunidade de Araguaína realizou a primeira reunião interinstitucional com foco no fortalecimento do diálogo entre o poder público, o sistema de Justiça, a iniciativa privada e a sociedade civil.
A proposta é ampliar e qualificar ações voltadas à ressocialização, com ênfase em projetos de trabalho, capacitação profissional e reintegração social.