Em um gesto de solidariedade e compromisso com a cidadania, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta sexta-feira (27/6), a doação de 44 cadeiras de rodas à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Os equipamentos, em ótimo estado de conservação, serão destinados ao Hospital Geral de Palmas (HGP), ao Hospital Regional de Araguaína (HRA) e ao Hospital Regional de Gurupi (HRG), as três maiores unidades hospitalares do estado, referências em média e alta complexidade.
A cerimônia de entrega ocorreu no hall do Tribunal e reuniu autoridades do Judiciário, representantes do Executivo estadual, gestores hospitalares e servidores.
O termo de doação foi assinado pela presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e pelo diretor-geral do HGP, Iatagan de Araújo Barbosa, que representou o secretário estadual da Saúde, Carlos Felinto.
“É o Judiciário se comprometendo com quem mais precisa”, afirmou a desembargadora Maysa Vendramini Rosal.
Iatagan destacou o impacto direto da iniciativa nas unidades hospitalares: “Somos unidades de alta complexidade, com muitos pacientes com mobilidade reduzida. Essa sensibilidade do Judiciário faz diferença na assistência e reforça nosso trabalho por um atendimento mais humanizado”, pontuou.
Entre os presentes, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sérgio Kukina, presidente do Comitê Gestor de Acessibilidade e Inclusão do STJ, ressaltou o simbolismo do ato solidário:
“A acessibilidade é um direito humano básico. Essas cadeiras significam mobilidade, dignidade e cidadania para quem, muitas vezes, não tem sequer o mínimo”.
O corregedor-geral da Justiça do Tocantins, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, também reforçou o papel social do Judiciário:
“Fazer o bem, principalmente quando se trata de saúde, é o maior privilégio que alguém pode ter. Essas cadeiras vão ajudar muita gente que realmente precisa”, enfatizou.
Nova vida útil
A doação foi viabilizada conforme os critérios da Instrução Normativa do Tribunal nº 07/2021, após solicitação formal das unidades hospitalares. As cadeiras, anteriormente utilizadas em comarcas do Judiciário, foram substituídas por modelos mais modernos e agora ganham novo propósito: servir à população nas unidades de saúde.
A chefe do Centro de Saúde do TJTO, Elaine Cristina Ferreira, falou da importância da iniciativa no contexto da inclusão:
“A acessibilidade é um direito fundamental, e cada cadeira entregue é um passo a mais em direção à dignidade de quem precisa”.
Para a supervisora de Recursos Humanos do Hospital Regional de Araguaína, Renata Barbosa Lima, a iniciativa atende a essa necessidade contínua nas unidades hospitalares:
“A doação dessas cadeiras vai ajudar diretamente no cuidado dos nossos pacientes internados. A demanda é grande, e o uso é constante. Sempre precisamos, pois somos referência para 64 municípios”.
Em Gurupi, a ação também foi celebrada. O diretor administrativo-financeiro do HRG, Pedro Pires, pontuou a relevância da entrega:
“Mesmo tendo cadeiras, sempre precisamos de reposição devido ao alto volume de atendimento”.
Presenças
Além das autoridades já mencionadas, participaram também da solenidade a desembargadora Ângela Prudente, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável e ouvidora da Mulher do TJTO; o juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho; e a chefe de gabinete da Presidência do TJTO, Lívia Guimarães.