Categories: Estado

Judiciário se prepara para a 24ª Semana Justiça pela Paz em Casa


Medidas protetivas, feminicídio, lesão corporal contra a mulher e demais conflitos envolvendo violência doméstica e o universo feminino são alguns dos processos priorizados pelo Poder Judiciário durante a 24ª Semana Justiça pela Paz em Casa a ser realizada de 14 a 18 de agosto. O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, para sua efetivação, conta com o apoio dos tribunais de justiça de todo o país.

A ação será realizada por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), com foco na Meta 8 – Priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

O Cevid reforça que, para os magistrados e magistradas, servidores e servidoras que ainda não realizaram os planejamentos das ações, ainda há tempo para disponibilizar os processos para que sejam despachados, movimentados durante a semana e julgados na Semana Nacional, pois, “além de atendermos a uma Resolução do CNJ, também há uma melhor prestação jurisdicional para as mulheres que buscam respostas”.

Ação

Até o momento estão previstas mais de 1.400 movimentações processuais, entre audiências, sentenças, decisões e despachos, envolvendo todas as Varas com competência em Violência Doméstica e Familiar e Varas Criminais do Tocantins. O objetivo é aprimorar e tornar mais célere a prestação jurisdicional em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Além das ações judiciais, serão realizadas ações extrajudiciais preventivas para o enfrentamento à violência doméstica, como palestras, rodas de conversa, caminhadas e veiculação de mídia informativa.

Semana Nacional

Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o programa, iniciado em 2015, é um esforço concentrado promovido pelo CNJ em parceria com os tribunais, tem o objetivo de promover ações e demonstrar o comprometimento do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher e o desenvolvimento de uma cultura de não violência. Com isso, realiza durante o ano três edições da semana “Justiça Pela Paz em Casa” em meses com datas simbólicas. Março (Dia da Mulher), agosto (Aniversário da Lei Maria da Penha), e novembro (Dia Internacional Violência Contra a Mulher).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

9 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

10 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

12 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

14 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

14 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

14 horas ago