Categories: Estado

Judiciário tocantinense destaca importância da Gestão da Memória em curso promovido pela Esmat


O curso “Práticas em Gestão da Memória: preservação documental e difusão da história da Justiça”, desenvolvido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), teve início nesta segunda-feira (17/6) com a participação de mais de oitenta alunos(as). 

Durante a abertura, a desembargadora Ângela Prudente, na qualidade de presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) e da Comissão de Gestão da Memória (CGM), ressaltou a importância do curso, afirmando que a memória é

“uma temática que nos inspira, que nos entusiasma e nos aviva porque debruçar sobre a nossa memória transcende a vontade de compreender nossas raízes, conectando-nos com o passado, enriquecendo nosso presente e orientando o nosso futuro”.

Segundo a desembargadora Ângela, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) já avançou muito na gestão da memória, com a aprovação das Resoluções n.º 1 e n.º 2 de 2022, que estabelecem a Política de Gestão da Memória e a Política de Gestão Documental.

“Prosseguimos norteados pelos princípios e pelas diretrizes desta política nacional. Neste ano aprovamos o plano de classificação e as tabelas de temporalidade das áreas administrativa e judicial em nossa Corte, dando um importante passo para uma gestão documental eficiente e para a preservação da memória institucional”, disse.

O primeiro encontro virtual do curso, ministrado pela doutora em História, Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha, abordou o conceito de memória e a legislação aplicada à gestão da memória do Poder Judiciário. De acordo com a professora, “o primeiro dia do curso foi super proveitoso e contou com a interação dos(as) alunos(as) que contribuíram para a troca de experiências sobre o assunto”.

Ao interagir durante a dinâmica inicial de apresentação, Gabriella Monteiro Valadares Azevedo, servidora da vara criminal de Ponte Alta do Tocantins, destacou:

“falando em memória me vem à cabeça a palavra resgatar, acredito que remete para este curso, estamos em busca de resgatar as memórias do tribunal e levá-las conosco”.

Além de servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense e de órgãos parceiros da Esmat, a capacitação também conta com a participação de alunos(as) de diversos estados, como Mato Grosso do Sul, Paraná, Amapá, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Goiás, Alagoas e Pará, revelando a relevância do curso no cenário nacional.

Contando com uma carga horária de 15 horas, a capacitação surge com o intuito de preparar os(as) participantes com conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão da memória institucional, visando à preservação, à organização e à difusão de documentos históricos relacionados à Justiça. As atividades seguem até o dia 25 de junho.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

10 horas ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

10 horas ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

11 horas ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…

11 horas ago

Sistemas administrativos do Poder Judiciário terão parada técnica de sexta a segunda-feira (19 a 22/12)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…

12 horas ago