Categories: Estado

júri condena dupla por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e corrupção de menor, e pena passa de 21 anos para cada réu


Na primeira sessão da segunda temporada do Tribunal do Júri da Comarca de Palmas, realizada nesta terça-feira (5/8), o Conselho de Sentença condenou Luciano Francisco Dutra, de 38 anos, e Gil Lindemberg Barbosa Valentin, de 28, por homicídio consumado, qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, Delbertiee Dias Alves, de 16 anos, além dos crimes de ocultação de cadáver e corrupção de menor.

Conforme o processo, os dois foram julgados acusados de matar o adolescente Delbertiee Dias Alves, de 16 anos, a tiros e golpes de faca, além de ocultar o corpo. Eles também foram acusados de corromper um adolescente para praticar infração penal. Ainda segundo o processo, a vítima foi morta após ser coagida e torturada psicologicamente a gravar um vídeo falando contra uma facção criminosa. O corpo do adolescente foi encontrado amarrado pelos pés. O crime ocorreu próximo ao “Mirante do Limpão”, zona rural de Palmas, em 29 de abril de 2022.

Durante o julgamento no Tribunal do Júri, que terminou por volta da meia-noite de segunda-feira, os réus foram interrogados, negaram a autoria do crime e pediram absolvição.

Ao responder aos quesitos, os jurados reconheceram que a vítima teve o corpo arrastado para lugar ermo e jogado no mato e que a dupla concorreu para a ocultação do corpo.

O Conselho de Sentença também decidiu que o crime foi praticado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Em outro quesito, também reconheceram que um adolescente foi corrompido pela dupla para praticar infração penal e decidiram que os réus não deveriam ser absolvidos.

Presidente do júri, o juiz Cledson José Dias Nunes, da 1ª Vara Criminal de Palmas, fixou a pena de cada réu em 21 anos e 7 meses de reclusão, em regime inicial fechado.

Entre outras circunstâncias observadas para fixar a pena, o juiz destacou que “extrapola as circunstâncias normais ao tipo penal” o fato de a vítima ter sido encontrada com as pernas amarradas por uma corda de náilon. Conforme a sentença, as circunstâncias indicam que a vítima foi submetida a tortura psicológica antes de ter a vida ceifada. Também destacou que a mãe da vítima testemunhou que nunca se recuperou do ocorrido, o que justificou a pena final.

O tempo de reclusão inclui 19 anos e 3 meses pelo crime de homicídio, mais 1 ano e 4 meses pelo crime de corrupção de menor e mais 1 ano pelo crime de ocultação de cadáver, além de 10 dias-multa. A decisão também fixou uma indenização mínima de R$ 100 mil para os familiares da vítima, a título de danos morais.

O magistrado determinou que os réus não poderão recorrer em liberdade e expediu a guia de execução provisória da pena, seguindo o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que a soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a execução imediata da sentença.

Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

Pauta do júri de Palmas – Agosto de 2025

1/8 (sexta-feira): Será a reunião de abertura da temporada.

4/8 (segunda-feira): Gil Lindemberg Barbosa Valentin e Luciano Francisco Dutra
Acusados de matar Delbertiee Dias Alves com disparos de arma de fogo e golpes de faca, além de ocultar o corpo. Eles também são acusados de corromper um menor, praticando infração penal. O crime ocorreu próximo ao “Mirante do Limpão”, zona rural de Palmas, em 29/4/2022.

7/8 (quinta-feira): Leomar Barros Batista e Wanderson de Jesus Santos
Acusados de matar Edivando Alves Gomes e Gilvan Gomes da Silva por vingança. As vítimas, moradores de rua, foram mortas por esganadura, pauladas, socos, pontapés e pedradas. O crime ocorreu na região central de Palmas, na madrugada de 17/1/2023.

11/8 (segunda-feira): Robison Virissimo de Souza
Acusado de matar Bruno Reis Conceição com um golpe de canivete. O crime ocorreu após a vítima e a ex-companheira do réu terem cortado o fornecimento de energia da casa onde o acusado morava. O crime ocorreu na 403 Sul, em 17/2/2023.

13/8 (quarta-feira): Alexsander Marcial Pinto Costa Bezerra
Um dos acusados da morte de Victor Iury Gomes de Almeida Sabbag e Luana Soares Azevedo Rocha. O crime ocorreu em uma estrada vicinal, próximo à Rodovia TO-030, zona rural de Palmas, em 24/12/2022. As vítimas foram mortas por disparos de arma de fogo.

18/8 (segunda-feira – Semana Nacional da Justiça pela Paz): Dejair de Oliveira Alves
Acusado de tentar matar a ex-namorada Letícia de Souza Silva com golpes de faca. O crime ocorreu no Jardim Aureny I, em 30/1/2024. A vítima foi atacada enquanto ia para o trabalho e escapou devido à intervenção de populares.

21/8 (quinta-feira – Semana Nacional da Justiça pela Paz): Carlos Uanderson Pereira dos Reis
É acusado de tentativa de feminicídio, a golpes de faca, contra a ex-companheira Érica Bernardo dos Santos, em 14/3/2021, na 606 Sul, durante desentendimento motivado pela exigência da vítima para que ele deixasse a residência. A vítima foi socorrida por vizinhos e encaminhada ao hospital.

25/8 (segunda-feira): Arnaldo Lisboa do Carmo Junior
O réu é um dos acusados de matar Leonardo Alves de Souza com disparos de arma de fogo. O crime ocorreu entre as quadras 504/604 Norte, em 28/10/2022. Os acusados, supostamente ligados a uma facção criminosa, teriam matado a vítima por ela ser de uma facção rival.

28/8 (quinta-feira): Teyllon Mickael Araujo dos Santo
Acusado da morte de Francivaldo Lima Silva com disparos de arma de fogo, em Palmas, dia 8/4/2023, durante uma confraternização, após uma discussão.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas garante ampla oferta de serviços de saúde no Dia D pela Primeira Infância neste sábado, 29 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas garante ampla oferta de serviços de saúde no Dia D pela Primeira…

22 segundos ago

Sistema eproc passará por atualização na próxima segunda-feira (1º/12)

O sistema eproc será atualizado na próxima segunda-feira (1º/12), quando ocorrerá a implementação da versão…

16 minutos ago

Prefeitura de Palmas reforça combate ao tabagismo com grupo terapêutico | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça combate ao tabagismo com grupo terapêutico Acompanhamento multiprofissional oferece suporte nutricional…

59 minutos ago

Desembargadora Angela Haonat recebe Título de Cidadã Tocantinense em sessão solene na Assembleia Legislativa

A desembargadora Angela Issa Haonat, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), recebeu, nesta quinta-feira…

1 hora ago

Obra de requalificação do acesso aos setores da região norte de Palmas entra em etapa fundamental para pavimentação | Prefeitura Municipal de Palmas

Obra de requalificação do acesso aos setores da região norte de Palmas entra em etapa…

1 hora ago

Júnior Brasão é empossado vereador em Palmas – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas deu posse na manhã desta quinta-feira, 27, ao vereador Júnior…

2 horas ago