Categories: Estado

Júri em Araguacema condena réu por feminicídio, e pena é fixada em mais de 16 anos de prisão


Uma decisão do Tribunal do Júri da Comarca de Araguacema condenou Diego de Castro Lopes pelo feminicídio da ex-companheira Marcilene da Silva Alcântara. Conforme o processo, o crime ocorreu durante uma festa em um bar. Mesmo havendo medida protetiva em favor da vítima, o réu se aproximou da ex-mulher pelas costas e a esfaqueou no pescoço e no peito com uma faca. Em seu interrogatório, Diego Lopes disse ter sido ameaçado anteriormente pela ex-companheira e confessou o crime, embora tenha afirmado não se lembrar de como ele ocorreu.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria do crime, bem como a utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima e a qualificadora do feminicídio, mas afastou a qualificadora do motivo fútil.

O juiz Marcelo Eliseu Rostirolla, que presidiu o Tribunal do Júri da comarca no mês de maio, fixou a pena em 16 anos e 6 meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

Ao fixar a pena, o juiz destacou que a culpabilidade do agente foi valorada negativamente, devido ao elevado grau de reprovabilidade da conduta, com o crime ocorrendo de forma fria e com golpes de faca no tórax e no pescoço da vítima. As circunstâncias do crime também foram consideradas desfavoráveis, pois o ato foi praticado durante uma festa, na presença de diversas pessoas.

O magistrado também manteve a prisão preventiva do réu, que respondeu ao processo preso. A defesa não recorreu da sentença no prazo legal. Conforme o artigo 593 do Código de Processo Penal, o prazo para recorrer de uma sentença do Tribunal do Júri, por meio de apelação, é de cinco dias.

Neste caso, a data inicial da contagem do prazo começou em 27/5, data em que o réu foi intimado da condenação, e terminou em 5/6. Após a expedição da execução definitiva, em 25/6, a pena passou a ser cumprida na unidade prisional de Paraíso.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Novos membros da Comissão de Gestão do PCCR da Educação tomam posse | Prefeitura Municipal de Palmas

Novos membros da Comissão de Gestão do PCCR da Educação tomam posse A cerimônia de…

24 minutos ago

mineradora é condenada a pagar R$ 200 mil em danos coletivos e a corrigir falhas operacionais por poluição do ar

O juiz José Carlos Ferreira Machado, da Comarca de Xambioá, condenou, na segunda-feira (25/8), uma…

29 minutos ago

Usuários do transporte coletivo de Palmas podem fazer recarga em terminais de autoatendimento | Prefeitura Municipal de Palmas

Usuários do transporte coletivo de Palmas podem fazer recarga em terminais de autoatendimento Seis estabelecimentos…

52 minutos ago

Servidores da Prefeitura de Palmas recebem treinamento sobre relacionamento com a imprensa | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores da Prefeitura de Palmas recebem treinamento sobre relacionamento com a imprensa Em quatro encontros…

1 hora ago

Justiça determina que município e estado implementem programas para jovens em conflito com a lei

Em decisão nesta terça-feira (26/8), o juiz Fabiano Gonçalves Marques, da Comarca de Alvorada, determinou…

1 hora ago

Estudantes da rede municipal de ensino de Palmas se destacam na Olimpíada Brasileira de Geografia | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da rede municipal de ensino de Palmas se destacam na Olimpíada Brasileira de Geografia…

2 horas ago