Procedimento que antes demorava até cinco anos pela via judicial poderá ser realizado em um tempo médio de até três meses
A Justiça de São Paulo autorizou o procedimento para regularização de imóveis quitados e não transferidos. A mudança é uma oportunidade para que as pessoas consigam o título de um compromisso de venda e compra quitado pela ata de adjudicação sem acionar a Justiça. A hipótese mais comum é a de que o loteador tenha falecido após o comprador ter quitado o lote em questão. Antes, a pessoa tinha que juntar o compromisso quitado e ingressar com ação na Justiça para obter o título final. Agora, o processo de Adjudicação Compulsória de Imóveis pode ser feito de maneira extrajudicial, ou seja, procurando o Cartório de Notas e depois o Cartório de Registro de Imóveis. A medida facilitou e agilizou o processo. Em entrevista à Jovem Pan News, a diretora do Colégio Notarial Brasileiro, Ana Paula Frontini, explicou que este processo também pode ser feito quando o proprietário se recusa a assinar a escritura: “A minha parte do compromisso foi toda quitada e, por algum motivo que não tem uma justificativa razoável, a pessoa não quer me outorgar a escritura, não quer vir a assinar a escritura e passar o imóvel para o seu nome. Neste caso também cabe a ata de adjudicação compulsória”.
Em cidades do interior, por exemplo, existe a formação de novos bairros por loteamento e a maioria deles são financiados. Com o compromisso quitado, agora o comprador já tem a documentação necessária para obter a ata de adjudicação, mesmo sem a escritura definitiva. Estima-se que o procedimento, que antes demorava até cinco anos pela via judicial, possa ser realizado em um tempo médio de até três meses.
*Com informações do repórter Victor Moraes
Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro Por Heloísa…
As diretrizes e metas da segunda edição do projeto Plantar para ComPENSAR foram apresentadas às…
O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…
Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos…
Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu…
Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e…