Categories: Estado

Justiça determina que concessionária faça revisão da cobrança de taxa de esgoto baseada na estimativa de moradores de imóvel em Palmas


Em atuação pelo Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), o juiz Fabiano Gonçalves Marques determinou que a concessionária de água e esgoto faça a revisão da cobrança da tarifa de esgoto por estimativa para um morador da capital.

Na decisão desta terça-feira (10/6), o juiz julgou procedente o pedido feito por um idoso de 64 anos, que alegava cobrança indevida baseada em um número desatualizado de moradores em sua casa, que utiliza poço artesiano como fonte de água.

O autor da ação judicial narrou ser usuário de poço artesiano e ter a taxa de esgoto cobrada por estimativa pela concessionária, após a Justiça ter confirmado a legalidade desse tipo de cobrança por estimativa de moradores em 2022. Um ano antes, a concessionária havia contabilizado sete pessoas residindo no imóvel para fins de cálculo da tarifa.

Na ação, o morador aponta que, em fevereiro de 2022, dois moradores do imóvel – o filho e a nora do autor – mudaram-se para outra residência, e ficaram apenas cinco pessoas residindo no local. Em janeiro do ano passado, o autor procurou a concessionária sobre a alteração e solicitou a revisão do contrato para adequar a estimativa da tarifa de esgoto ao novo quantitativo de moradores. Conforme a ação, a concessionária não realizou as atualizações e manteve as cobranças com base nos dados antigos.

Durante a instrução processual, a concessionária alegou coisa julgada, ao afirmar que o caso já havia sido discutido na ação anterior, que declarou a legalidade da cobrança por estimativa. Também defendeu a legalidade da cobrança por estimativa para usuários de poço artesiano, ao argumentar que seria necessária a abertura de ordem de serviço para recadastramento no local, a fim de haver a atualização cadastral.

Ao julgar o caso, o juiz rejeitou que se tratasse de coisa julgada, ao escrever que a ação anterior discutiu a legalidade da cobrança por estimativa, enquanto esta nova ação se baseia na alteração do número de moradores (fato superveniente), o que permite um novo julgamento.

Para decidir, Fabiano Gonçalves aplicou as normas do Código de Defesa do Consumidor, ao ressaltar que a concessionária de serviço público possui responsabilidade objetiva pelos danos causados aos consumidores. O juiz também destacou que a própria empresa admitiu como parâmetro para o cálculo da tarifa o número de moradores.

Conforme a sentença, a notificação administrativa feita pelo autor à empresa em janeiro de 2024, para informar a mudança com o comprovante da alteração de endereço do filho e da nora, é considerada “prova robusta da ciência” da concessionária sobre a necessidade de revisão cadastral.

Para o juiz, a alegação da empresa ré de que é necessária a abertura de ordem de serviço e vistoria no local para a atualização cadastral transfere ao consumidor uma obrigação que é dela, o que configura “desrespeito aos princípios da boa-fé objetiva e da transparência nas relações de consumo”.

“Não havendo justificativa razoável para a demora na atualização cadastral, a cobrança com base em dados desatualizados mostra-se indevida”, conclui o magistrado ao julgar procedentes os pedidos do morador.

O juiz determina que a concessionária revise o contrato com ajuste da estimativa da tarifa de esgoto para cinco moradores, a partir de fevereiro de 2022. A concessionária foi condenada a restituir os valores cobrados a maior, com correção monetária.

Cabe recurso contra a decisão.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação Palmas qualifica servidores em Lei de Licitações e Contratos para atendimento às demandas das escolas municipais | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação Palmas qualifica servidores em Lei de Licitações e Contratos para atendimento às demandas das…

17 minutos ago

Guarda Metropolitana de Palmas deteve suspeito com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento no Jardim Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas deteve suspeito com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento no…

46 minutos ago

Em Palmas, Gean Carlos Azevedo é nomeado novo subprefeito da região dos Aurenys e Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, Gean Carlos Azevedo é nomeado novo subprefeito da região dos Aurenys e Taquaralto…

49 minutos ago

TJTO soma 21 Bancos Vermelhos com nova inauguração em Itaguatins e consolida liderança entre os tribunais do país

A Praça Municipal Nivaldo Barbosa Pinto, no município de Itaguatins, foi o ponto escolhido para…

2 horas ago

Sebrae lança catálogo gastronômico e aposta em Ponte Alta do Tocantins como novo polo de turismo culinário | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins em parceria com a Prefeitura Municipal, lançou nesta semana o catálogo do…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza última edição de 2025 da oficina Terça Empreendedora | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza última edição de 2025 da oficina Terça Empreendedora Atividade é totalmente…

3 horas ago