O senador Laércio Oliveira (PP-SE) destacou, em pronunciamento nessa terça-feira (7), proposta apresentada por ele que cria o programa de estímulo ao escoamento e à comercialização de gás natural (Pró-Escoar). Segundo o parlamentar, o PL 956/2023 permitirá o aumento da produção de gás natural no país e tornará o mercado interno mais competitivo.
— Temos condições hoje de alcançar a autossuficiência na produção do gás natural no Brasil. Basta pensarmos, por exemplo, no aumento da produção de gás natural que virá associado à exploração do petróleo na região do pré-sal — afirmou.
O senador ressaltou que o programa criará condições para que, em um futuro próximo, o Brasil passe de importador a exportador de gás natural para o mundo todo. Ele também observou que o gás natural é insumo básico para a indústria e sua exploração vai contribuir com o crescimento econômico do país. “Ao mesmo tempo, é um combustível central no processo de transição energética, tendo em vista sua capacidade de substituir fontes de energia mais poluentes e acelerar a redução das emissões de carbono”, destacou.
Laércio também observou que Sergipe vive um momento de expectativa em relação ao futuro, já que a partir de 2026 “terá uma enorme produção de gás natural com a chegada de 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás canalizado no mar, num gasoduto com cerca de 100 quilômetros de extensão nas águas e com mais 25 quilômetros em terra, prospectando a quase 2 mil metros de profundidade”. Ele explicou que, com isso, o estado será responsável por 20% da produção nacional de gás, atraindo novas indústrias e gerando empregos e renda para a população.
— Todos nós convergimos na crença de que o aproveitamento do gás natural produzido no Brasil deve ser uma prioridade para o Brasil. Nesse sentido, quero lembrar que o estado de Sergipe e o estado do Rio de Janeiro têm muito a contribuir na produção e no escoamento do gás natural, com os investimentos nesse setor viabilizados a partir da nova Lei do Gás [Lei 14.134, de 2021], que relatei na Câmara dos Deputados — concluiu.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Casa do Empreendedor ultrapassa 100 mil atendimentos em 2025 e amplia serviços aos empreendedores palmenses…
Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto Mesmo…
Prefeitura de Palmas publica resultado final do Programa Municipal de Incentivo à Cultura 2025 Dos…
Prefeitura de Palmas amplia ações de conservação urbana em diferentes regiões Serviços abrangem cuidados com…
Prefeitura intensifica manutenção de áreas com vegetação na Av. JK, na Arso 142 e na…
Município de Palmas realiza força-tarefa de limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos no…