Categories: Estado

lavrador acusado de matar companheira na frente dos filhos é condenado a 20 anos de prisão em Alvorada


O Tribunal do Júri da Comarca de Alvorada condenou, nesta sexta-feira (27/06), o lavrador Paulo Sérgio da Conceição Soares, de 20 anos, pelo feminicídio de sua companheira Aline Rosa Rodrigues Cardoso, de 19 anos.

Conforme o processo, o crime ocorreu no dia 29 de julho de 2024, por volta das 23h20, em uma residência do município de Alvorada. Durante uma discussão, o lavrador esfaqueou a vítima no pescoço, apresentou-se posteriormente na delegacia e foi preso em flagrante. No dia seguinte, teve a prisão convertida em preventiva, com fundamento na garantia da ordem pública, condição na qual respondeu à ação penal até o julgamento popular realizado no Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Alvorada.

Os jurados reconheceram o lavrador como autor do golpe de faca que causou a morte da vítima e validaram as qualificadoras. O Conselho de Sentença decidiu que o crime foi praticado contra mulher por razões da condição do sexo feminino, pois a vítima era companheira do réu, configurando situação de violência doméstica e familiar contra a mulher. O Conselho também entendeu que o crime teve motivo fútil, foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e votou pela condenação do acusado.

Antes da dosimetria da pena, o juiz Fabiano Gonçalves Marques, que presidiu o júri, observou que a fixação da pena não é uma operação aritmética, e sim resultado de uma “análise concreta das particularidades do caso e da gravidade dos fatos”, que levam à convicção do magistrado com base nas provas testemunhais e periciais colhidas ao longo da instrução processual.

Nesta parte da sentença, o juiz destacou a alta reprovabilidade da conduta do réu, ao ressaltar “a extrema frieza, crueldade e brutalidade na execução do crime”, cometido na frente dos dois filhos. Fabiano Marques também afirmou que a condenação, com a imposição de pena privativa de liberdade em grau mais severo, era “necessária e proporcional”, por se tratar da “mais fidedigna expressão do anseio da sociedade diante da atuação do Poder Judiciário”.

Ao ler a sentença em plenário, com a pena de Paulo Sérgio da Conceição Soares fixada em 20 anos de prisão, o juiz negou ao acusado o direito de recorrer em liberdade. Também determinou a imediata expedição de guia de execução penal para o início do cumprimento da pena imposta.

Cabe recurso contra a sentença ao Tribunal de Justiça.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO amplia acessibilidade e passa a disponibilizar recurso de legendas nas sessões do Tribunal Pleno

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…

8 horas ago

Centro socioeducativo de Palmas recebe projeto nacional do CNJ voltado à leitura nesta sexta-feira (6/2)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…

9 horas ago

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia – Notícias

05/02/2026 - 17:16   Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…

9 horas ago

Comarca de Paranã suspende prazos processuais em razão de falta de energia elétrica

A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…

11 horas ago

Abertura do ano legislativo em Palmas reforça diálogo e construção conjunta entre os poderes – Câmara de Palmas

A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…

11 horas ago