A Semana Nacional de Conscientização sobre Hemangiomas e Anomalias Vasculares passará a ser promovida anualmente na semana do dia 15 de maio. A Lei 14.588, de 2023, que determina a realização da campanha, está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19). A norma teve origem no projeto de lei (PL) 710/2020, apresentado pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) e aprovado de forma terminativa pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado em abril. O texto foi relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
As atividades a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na semana de conscientização serão: promover o conhecimento da população acerca das anomalias nos vasos sanguíneos; informar os pacientes sobre as formas de tratamento, diagnóstico, prevenção e outros aspectos de interesse sobre o assunto; e desenvolver ações de prevenção, de detecção precoce e de tratamento das anomalias vasculares.
Também deverão ser desenvolvidas ações para capacitar os recursos humanos dos serviços de saúde sobre o manejo adequado dos problemas vasculares; combater o preconceito e a discriminação relacionados aos hemangiomas e às anomalias vasculares, por meio de campanhas de esclarecimento; e promover outras ações a serem definidas pelos gestores públicos de saúde.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…
Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…
Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…
Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…
O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…