Categories: Política

Lei relatada por Dorinha cria bolsas e incentivos para formar mais professores no Brasil • Senadora Professora Dorinha


Relatora da matéria no Senado, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) celebrou a sanção da Lei 15.344, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União no último dia 13 que institui a Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica. Conhecida como “Mais Professores para o Brasil”, a nova lei tem o foco em atrair estudantes para a licenciatura e reduzir a evasão nos cursos de formação docente. A lei é oriunda do Projeto de Lei 3.824/23, de autoria do senador Flávio Arns.

Entre as principais medidas da legislação, está a concessão de bolsas para estudantes com alto desempenho no ensino médio que optarem por cursos presenciais de licenciatura, especialmente em áreas e regiões com escassez de professores. A proposta busca tornar a carreira docente mais atrativa desde o ingresso na universidade.

A lei também prevê que, após a formação, os bolsistas atuem por pelo menos dois anos na rede pública de educação básica. Além disso, profissionais já formados que decidirem lecionar em áreas com déficit de professores poderão receber bolsas, desde que realizem pós-graduação voltada à docência durante esse período.

“Estamos enfrentando um apagão docente. Infelizmente, o número de professores da educação básica tem caído a cada dia pela falta de incentivo, de melhoria salarial e de valorização da carreira. A política cria bolsas de incentivo tanto para estudantes que desejam seguir a docência quanto para profissionais de outras áreas que queiram se qualificar e atuar na educação básica, sempre com a devida formação pedagógica”, afirmou a senadora.

Outro ponto importante relatado por Dorinha é o aperfeiçoamento da seleção de novos professores, com a realização anual da Prova Nacional Docente (PND), além de campanhas de valorização do magistério e maior integração dos universitários com escolas da educação básica. Para a senadora, a política fortalece a educação pública ao incentivar mais jovens a escolherem a licenciatura e a permanecerem na profissão.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Conselho Municipal de Assistência Social avalia Planos de Ação 2026 dos CRAS | Prefeitura Municipal de Palmas

Conselho Municipal de Assistência Social avalia Planos de Ação 2026 dos CRAS Encontro avaliou os…

5 minutos ago

Prazo para solicitação de matrículas para alunos novatos encerra nesta sexta-feira, 16 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prazo para solicitação de matrículas para alunos novatos encerra nesta sexta-feira, 16 Pais ou responsáveis…

34 minutos ago

CRA pode votar regulamentação da cannabis medicinal — Senado Notícias

Na volta dos trabalhos em fevereiro, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado…

51 minutos ago

Prazo para validação do Censo Cadastral de servidores municipais termina nesta quinta,15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prazo para validação do Censo Cadastral de servidores municipais termina nesta quinta,15 Mais de 90%…

1 hora ago

Vitória de “O Agente Secreto” mostra força do audiovisual brasileiro, que movimenta a economia e gera empregos | ASN Tocantins

A vitória do filme “O Agente Secreto” no Globo de Ouro neste domingo (11) projeta…

1 hora ago

Com previsão de inflação entre as mais baixas desde o Plano Real, 2026 promete favorecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O ano de 2026 promete entregar boas notícias para os pequenos negócios. O mercado financeiro…

1 hora ago