Categories: Palmas

Lei Seca completa 17 anos de preservação da vida no trânsito | Prefeitura Municipal de Palmas


Lei Seca completa 17 anos de preservação da vida no trânsito

Desde 2008, regulamento impõe tolerância zero ao álcool na condução de veículos; em Palmas, acidentes envolvendo álcool decresceram nos últimos dois anos, mas ainda merecem atenção

Em 2008, uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trouxe fim a qualquer tolerância para motoristas que dirigissem após o consumo de álcool, mesmo que em pequenas quantidades. Completando 17 anos nesta quinta-feira, 19, a Lei Seca torna infração gravíssima conduzir veículos em vias públicas com qualquer teor alcoólico no organismo.

As consequências, que incluem multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses, podem ainda ultrapassar a esfera administrativa e levar à prisão, em flagrante, do motorista abordado. Se, por exemplo, o condutor causar lesão corporal ou morte, ele poderá responder por homicídio culposo ou lesão corporal culposa no trânsito.

Em Palmas, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, nos últimos nos últimos três anos, o número de infrações por direção sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa caiu de 74, em 2023, para 24, em 2024. Nos primeiros seis meses de 2025 foram 15 condutores flagrados por embriaguez ao volante. Sobre a recusa de teste de alcoolemia, em 2023, houve 96 casos. Em 2024, foram 19 registros e, em 2025, até o momento, apenas dois. “É importante que o cidadão palmense também contribua com o cumprimento da Lei Seca. Os acidentes de trânsito que envolvem o consumo de álcool sempre provocam preocupação porque buscamos preservação da vida no trânsito. É importante lembra que, além de ações de fiscalização, também é necessário mais conscientização”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Palmas, Francisco Seixas.

Consumo zero

A Lei Seca estabelece limites rigorosos para a concentração de álcool no sangue dos condutores, cuja tolerância é de 0,04 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões (mg/L). Qualquer registro superior a 0,34 mg/L configura crime e, além da detenção, os condutores podem, em alguns casos, ser obrigados a frequentar cursos de reciclagem sobre educação no trânsito.

Evidências

Em dezembro de 2012 foi sancionada a Lei Federal nº 12.760, que trouxe mais uma mudança ao CTB: vídeos, fotografias e testemunhos passaram a ser aceitos como provas de que um condutor esteve sob efeito de álcool. Além disso, a modificação prescreve que qualquer sinal que indique, na forma determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito, alteração na capacidade psicomotora do condutor passa a ser evidência para punição. Em 2016, o teste de bafômetro se tornou obrigatório e sua recusa, considerada infração gravíssima, suspende de imediato o direito do motorista de dirigir.

Bafômetro

O bafômetro, ou etilômetro, é um aparelho usado para medir a concentração de álcool pela análise do ar expirado pela boca. De todos os órgãos atuantes no cumprimento da Lei Seca, cabe ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) garantir a confiabilidade das medições realizadas. Cada um dos etilômetros disponíveis no mercado precisa ser aprovado pelo Inmetro e homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para que possa ser utilizado em fiscalizações nas estradas.

Texto: Samuel Cunha, sob a supervisão de Abelson Ribeiro

Revisão: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

É Ouro! Servidor da Câmara conquista 1º lugar no Tênis de Mesa nos Jogos dos Servidores – Câmara de Palmas

Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…

1 dia ago

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

3 dias ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

3 dias ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

3 dias ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

3 dias ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

3 dias ago