Categories: Estado

Lista provisória de jurados(as) do Tribunal do Júri de Palmas para 2026 alcança equidade com 178 homens e 178 mulheres


A 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas publicou a lista provisória com nomes de jurados(as) que poderão atuar nas sessões de julgamento de crimes dolosos contra a vida, como homicídios e feminicídios, no ano de 2026. A relação está publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 7/11 e contém 356 nomes.

São 178 pessoas de gênero masculino e 178 de gênero feminino, o que garante equidade, segundo o juiz titular e presidente do Tribunal do Júri da capital, Cledson José Dias Nunes. O juiz explica que a lista tem como base o cadastro de quem se alistou como jurado voluntário e o cadastro eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Os interessados e as partes têm agora o prazo de 30 dias para apresentarem impugnações”, complementa o juiz.  As reclamações deverão ser enviadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. no prazo de 30 dias, contados da publicação do edital.

Obrigatoriedade do serviço

O artigo 426 do Código de Processo Penal (CPP) determina que a lista geral dos jurados deve ser publicada na imprensa e afixada na porta do Tribunal do Júri com a indicação das respectivas profissões.

A legislação determina que o Tribunal do Júri é o colegiado popular competente para julgar crimes intencionais contra a vida. O serviço do júri é obrigatório no Brasil e abrange cidadãos maiores de 18 anos que possuam “notória idoneidade”, ou seja, pessoas íntegras e de boa reputação comprovada, conforme rege o artigo 436 do CPPP.

“A exigência de idoneidade é importante, pois os jurados exercem a função de juízes de fato no julgamento. Para garantir que as pessoas selecionadas cumprem esse requisito, a 1ª Vara Criminal realizou uma checagem de antecedentes criminais e outras informações relevantes sobre cada pessoa listada”, explica o juiz Cledson Nunes.

O Código de Processo Penal (CPP) estabelece as regras para o alistamento anual. Em comarcas com mais de 100 mil habitantes, como é o caso de Palmas, a lista deve conter entre 300 e 700 nomes, conforme artigo 425 do CPP.

Embora a lista anual contenha 356 nomes, para cada sessão de julgamento são sorteados 25 jurados (as) dessa lista geral, como exige o artigo 433 do CPP.  Dentre os 25 presentes no dia do julgamento, o CPP determina, em seu artigo 447, que sete são sorteados para formar o Conselho de Sentença, que é o grupo que efetivamente decide se o réu é culpado ou inocente, em cada sessão de julgamento.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lidera ranking nacional de agilidade na concessão de medidas protetivas para mulheres em 2025

Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…

13 horas ago

Tribunal de Justiça do Tocantins conquista prêmios nacionais e consolida protagonismo em inovação, cidadania e comunicação

O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…

14 horas ago

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…

14 horas ago

Sistema GRP do Tribunal de Justiça passará por manutenção durante parada técnica neste fim de semana

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…

16 horas ago