Categories: Estado

Mãe e filha vão a júri popular por homicídio qualificado de tia materna em assentamento de Couto Magalhães


Em decisão nesta quinta-feira (3/7), o juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas, decidiu mandar Selma Messias da Silva, de 40 anos, e sua filha, Janaine da Silva Braz, de 23, a julgamento pelo Tribunal do Júri.

Conforme a sentença, elas serão julgadas pela acusação de homicídio qualificado contra Maria Eliane Nunes Cardoso, irmã de Selma, e pelo crime conexo de corrupção de menores.

Segundo o processo, o crime ocorreu no acampamento do Assentamento Sol Nascente, zona rural de Couto Magalhães, no dia 25 de julho de 2023. Mãe e filha foram até a casa da vítima, houve uma discussão, seguida de golpes de faca, e a vítima morreu no local.

Na sentença, o juiz afirma que os depoimentos das testemunhas ouvidas em juízo — policiais militares e familiares, incluindo um filho e o cunhado da vítima — são “seguros”, “coesos” e “amparados” por outros indícios suficientes da autoria atribuída às duas acusadas.

“Não pode prosperar, pelo menos em sede de admissibilidade da pronúncia, a tese de negativa de autoria e as exclusões das qualificadoras”, pondera o juiz, ao afirmar que cabe ao Tribunal do Júri apreciar estes aspectos da denúncia.

A decisão de pronúncia — que manda o réu a júri —, conforme o artigo 413 do Código de Processo Penal, decide apenas se admite a acusação, sem aprofundar em seu mérito, função reservada pela Constituição para o Tribunal do Júri.

O crime conexo de corrupção de menores também será apreciado pelo Tribunal do Júri devido à sua ligação com o homicídio, pois as acusadas atribuíram a facada a uma adolescente, parente da vítima.

Com a decisão, o processo segue para a fase de preparação para o julgamento em plenário, em sessão que será marcada para a comarca de Colinas do Tocantins.

Cabe recurso contra a sentença ao Tribunal de Justiça.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Novos membros da Comissão de Gestão do PCCR da Educação tomam posse | Prefeitura Municipal de Palmas

Novos membros da Comissão de Gestão do PCCR da Educação tomam posse A cerimônia de…

24 minutos ago

mineradora é condenada a pagar R$ 200 mil em danos coletivos e a corrigir falhas operacionais por poluição do ar

O juiz José Carlos Ferreira Machado, da Comarca de Xambioá, condenou, na segunda-feira (25/8), uma…

29 minutos ago

Usuários do transporte coletivo de Palmas podem fazer recarga em terminais de autoatendimento | Prefeitura Municipal de Palmas

Usuários do transporte coletivo de Palmas podem fazer recarga em terminais de autoatendimento Seis estabelecimentos…

52 minutos ago

Servidores da Prefeitura de Palmas recebem treinamento sobre relacionamento com a imprensa | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores da Prefeitura de Palmas recebem treinamento sobre relacionamento com a imprensa Em quatro encontros…

1 hora ago

Justiça determina que município e estado implementem programas para jovens em conflito com a lei

Em decisão nesta terça-feira (26/8), o juiz Fabiano Gonçalves Marques, da Comarca de Alvorada, determinou…

1 hora ago

Estudantes da rede municipal de ensino de Palmas se destacam na Olimpíada Brasileira de Geografia | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da rede municipal de ensino de Palmas se destacam na Olimpíada Brasileira de Geografia…

2 horas ago