Com a presença do juiz tocantinense Océlio Nobre, foi realizado, na última semana, em Belo Horizonte-MG, o 13° Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec). O evento, que foi promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), abordou o tema “Cultura da Paz e Diálogo Interinstitucional” e contou com magistradas e magistrados de todo o país para debaterem e compartilharem experiências relacionadas às estratégias de mediação e conciliação.
Em uma das palestras realizadas durante o evento, o juiz Océlio Nobre compôs a mesa.
“Foi uma palestra para tratar do assunto Regularização Fundiária. Na ocasião, nós, representando o Tocantins, falamos do poderoso instrumento que a regularização fundiária é para pacificar a sociedade, para evitar e desfazer conflitos, e também sobre a exigência do diálogo entre as instituições para que seja uma experiência bem sucedida”, afirmou o magistrado.
Ao todo, foram dois dias de evento (13/4 e 14/4), e o Fórum teve como objetivo que, ao final da ação, todos os participantes sejam capazes de reconhecer as metodologias, estratégias e experiências em mediação e conciliação discutidas no decorrer do Fórum, aprimorando a resolução de conflitos baseada nos princípios da Cultura da Paz.