Entre as habilidades estão localizar informações na superfície do texto e escrita de bilhetes e convites
Nesta quarta-feira, 31, o Ministério da Educação (MEC) apresentou os novos critérios para definir um estudante alfabetizado. Fruto de uma pesquisa intitulada “Alfabetiza Brasil”, a decisão impõe parâmetros de autonomia de letramento para as crianças de sete anos que estão matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Dentre as habilidades necessárias, estão: ler pequenos textos, formados por períodos curtos; localizar informações na superfície textual; inferir de maneira básica na articulação entre texto verbal e não verbal. Se este novo critério estivesse vigente há dois anos, 56,4% das crianças não estariam alfabetizadas, segundo pesquisa do MEC.
A partir dos resultados colhidos com os professores que participaram do estudo, o perfil de aprendizagem foi interpretado por meio da escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com esta medida, ficou estabelecido que o ponto de corte corresponde a 743 pontos na escala Saeb. A pesquisa “Alfabetiza Brasil” foi desenvolvida pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os pesquisadores entrevistaram 251 professoras alfabetizadoras, espalhadas por 206 municípios localizados nas cinco regiões brasileiras, entre os dias 15 e 23 de abril.
Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…
Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…
Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…
Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…
Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…