Com linguagem acessível e exemplificando a trajetória do processo evolutivo ao longo das décadas dos recursos da Inteligência Artificial Generativa, o diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, professor doutor e desembargador Marco Villas Boas, abriu, com a conferência “Inteligência Artificial na Gestão Pública”, a VI Semana Acadêmica de Gestão Pública do IFTO – Câmpus Palmas. O evento contou com a presença de docentes e acadêmicos(as) e segue em Palmas até o dia 25 de setembro.
Na abertura, Villas Boas contextualizou a IA como um projeto histórico, iniciado nos anos 1950, que alternou períodos de grande entusiasmo e “invernos” de estagnação, até alcançar o salto dos modelos generativos, hoje populares em chats como o ChatGPT, capazes de combinar, em tempo real, grandes volumes de dados para apoiar decisões e qualificar serviços públicos.
Citando pensadores ligados à ecologia política e à atualização educacional e da sociedade como Bruno Latour e Edgar Morin, o professor doutor ressaltou que a IA Generativa inaugura uma nova forma de operar das máquinas, distinta da fase “pré-generativa” baseada apenas em processamento local e respostas preditivas limitadas.
Segundo ele, a capacidade de imitar aspectos do raciocínio humano, entregar resultados com elevada assertividade em segundos e ampliar a produtividade institucional torna o fenômeno transformador.
“O objetivo final da IA ao serviço público é potencializar a capacidade humana com governança e responsabilidade – tecnologia a serviço da Justiça –, e não o contrário”, afirmou.
A atividade integrou a programação dedicada à governança, à transparência e à inovação na gestão pública, reunindo estudantes, docentes e gestores(as) em torno de debates sobre competências digitais, proteção de dados, mitigação de vieses e supervisão humana. Ao enfatizar boas práticas metodológicas e a necessidade de uso ético, auditável e alinhado ao interesse público, a Esmat reforça seu compromisso em promover formação continuada e difusão de conhecimento de ponta, preparando quadros do Sistema de Justiça e da Administração para a adoção responsável de Sistemas de IA.
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, por meio da Portaria nº 3741/2025, o…
Prefeitura de Palmas institui censo cadastral obrigatório para servidores ativos, aposentados e pensionistas Recadastramento será…
Uma instituição financeira terá que indenizar uma cliente em R$ 5 mil por danos morais,…
Livro sobre a trajetória do Exército é entregue à Prefeitura de Palmas em agradecimento por…
Prefeitura de Palmas se aproxima das 150 mil toneladas de entulho recolhidas em 2025 Em…
Novembro Negro em Palmas tem ampla programação de valorização da igualdade racial Audiências públicas, seminário…