A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), segue com as intervenções estruturais na Unidade de Pronto Atendimento José de Souza Dourado (UPA Norte). A mais recente ocorreu na segunda-feira, 14, com a troca do reservatório de água, como parte da programação de melhorias previstas para o local. No dia 18 de março, após 77 dias de obras intensas, a nova cozinha da unidade foi entregue totalmente reformada, com equipamentos e utensílios novos.
Logo nas primeiras semanas de 2025, ao assumir a gestão da Prefeitura, o prefeito Eduardo Siqueira Campos determinou uma série de intervenções nos espaços de saúde – sendo a UPA Norte a primeira delas, com a interdição imediata e reforma completa da cozinha. O investimento, com recursos próprios, foi de R$ 506.925,99 para a obra e R$ 38.390,79 para a aquisição de mobiliário e equipamentos.
Entre as melhorias estão a troca de todo o revestimento de pisos e paredes, instalação de ralos lineares para escoamento da água, uso de pisos intertravados, substituição completa das redes elétrica e hidrossanitária, além da modificação de portas, janelas e do portão de acesso à cozinha. Também foram construídos acessos aos banheiros próximos ao refeitório.
As bancadas, pias, tanques e torneiras foram substituídas por materiais em inox. Novos exaustores foram instalados e prateleiras foram adicionadas à despensa para facilitar o armazenamento dos alimentos. A cozinha também foi equipada com um buffet térmico self-service e novos equipamentos.
Atendimentos
Na parte dos atendimentos, ainda em fevereiro, foram feitas adequações nos espaços físicos. O almoxarifado foi reorganizado e recebeu novas prateleiras. A UPA também ganhou um novo consultório médico, ampliando a capacidade de atendimento de cinco para seis consultórios.
Fornecimento de refeições
Atualmente, a cozinha da UPA Norte prepara refeições para servidores do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD III), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), das UPAs Norte e Sul, além de pacientes que aguardam transferência para o Hospital Geral de Palmas (HGP). São servidas, em média, 840 refeições por dia, cerca de 5.880 por semana.
Durante a reforma, o fornecimento de alimentação foi mantido por meio da contratação de uma empresa especializada, garantindo a continuidade do serviço.
Histórico
A UPA Norte foi inaugurada em 20 de maio de 2015 e, desde então, havia recebido apenas manutenções paliativas, sem nenhuma intervenção específica na cozinha. A primeira visita da atual gestão à unidade ocorreu em 4 de janeiro, feita pela secretária de Saúde, Dhieine Caminski, que acionou imediatamente a Vigilância Sanitária (Visa) para uma inspeção e elaboração de relatório técnico.
No dia seguinte, 5 de janeiro, a secretária apresentou as demandas ao prefeito, iniciando as tratativas para resolução. Já no dia 6, a equipe da Visa realizou a vistoria que embasou a decisão da gestão: autorizar a reforma, interditar a cozinha e contratar emergencialmente uma empresa para fornecer refeições.
O relatório apontou irregularidades sanitárias, como cruzamento de fluxos entre setores incompatíveis, equipamentos em mau estado e refeitório com condições inadequadas. Em 9 de janeiro, o prefeito Eduardo Siqueira Campos visitou a unidade e determinou a reforma imediata, com reestruturação dos serviços. A cozinha foi a primeira etapa, mas a previsão é de que toda a unidade passe por melhorias.
Paralelamente, a Semus articula recursos para a construção de uma nova sede para a UPA Norte, com estrutura maior e condizente com as necessidades atuais da saúde de Palmas.
Texto: Fernanda Mendonça
Edição: Iara Cruz
Prefeito Eduardo Siqueira Campos leva diversão ao CMEI Juscéia Garbelini ao se fantasiar de coelho…
Centro de Atendimento ao Servidor terá alteração de horário entre dias 22 a 25 de…
Prefeitura de Palmas incentiva cadastro gratuito de cães e gatos no novo sistema nacional ‘SinPatinhas’…
“Deus viu que tudo era muito bom” é o lema da Campanha da Fraternidade 2025,…
Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento Abertura da programação, realizada pela…
Polo de comércio popular da Capital, Arca de Taquaralto tem obra de revitalização autorizada pelo…