Foto: Divulgação
A decisão do TRF-1 vem dias após Marcelo Miranda ser reconduzido à presidência do MDB.
A 4ª turma do Tribunal Regional Eleitoral da 1ª Região absolveu o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) da condenação por improbidade administrativa que determinava que o político devolvesse cerca de R$ 25 milhões, desviados da saúde do Tocantins entre os anos de 2003 e 2004. A decisão sai poucos dias após Marcelo Miranda foi reconduzido à presidência do MDB no Tocantins. Ele é pré-candidato ao Senado.
Os magistrados ainda absolveram o ex-secretário Henrique Barsanulfo Furtado e o ex-subsecretário Petrônio Bezerra Lola. Os dois ex-gestores foram tinham condenados em 2017 sob a acusação de ter contratado de forma irregular uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) para administrar os hospitais estaduais. Marcelo Miranda foi condenado na época pela Justiça Federal à perda da função pública, porém o político recorreu e seguiu no cargo até ser cassado alguns meses depois por uso de caixa dois durante as eleições, quando foi encontrado um avião com dinheiro e santinhos com foto dele e da vice na época, Cláudia Lélis (PV), em Goiás.
O caso começou a ser investigado em 2007, após relatório do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público Federal apontar indícios de irregularidades na contratação da Oscip.
Segundo o extrato da decisão, publicada em 31 de maio. “A Turma, à unanimidade, deu provimento aos apelos de Marcelo de Carvalho Miranda e Henrique Barsanulfo Furtado, julgando improcedente a ação de improbidade movida contra os mesmos, estendendo os efeitos da improcedência para Petrônio Bezerra Lola”.
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…