Equipe da Jovem Pan News foi averiguar a denúncia e flagrou pessoas na região que têm colocado grades nas portas e janelas para evitar que o lixo entre nas casas junto com a água
Moradores da zona sul de São Paulo tem sofrido com alagamentos em dias de chuva e excesso de lixo na região. Eles alegam que a rede de esgoto que corta a rua está obstruída. A equipe da Jovem Pan News foi averiguar a denúncia na Rua Árvore de Bálsamo, na Vila Missionária, onde fica localizado o Córrego Zavuvus, que tem aproximadamente 9 quilômetros de extensão e deságua no Rio Jurubatuba. Com as chuvas recentes o córrego transbordou e moradores perderam bens e móveis. Além disso, uma mulher idosa acabou falecendo afogada em sua própria residência. A situação no local é crítica e políticos têm prometido transferir as famílias para conjuntos habitacionais, mas até hoje nada foi feito. A reportagem flagrou moradores que têm colocado grades nas portas e janelas para evitar que o lixo entre nas casas junto com a água. Residente na região há 25 anos, o músico Elton John contou como obras recentes não resolveram o problema.
“A gente atribui muito às obras da Sabesp, que ficaram recentemente. Eles colocaram canos de dois lados e fizeram caixas de contenção para o esgoto. Mas essas caixas ficaram muito grande, fora de proporção e a gente percebeu que depois disso o nível da água tem subido muito. A gente tem comporta em todas as casas aqui, para tentar evitar um pouco da entrada da água, mas nem isso está sendo suficiente. Tem casas aqui que a água dá um metro, um metro e meio”, relatou o morador. Em nota, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) se pronunciou: “A Sabesp esclarece que as obras no Córrego Zavuvus não têm ligação com enchentes, que estão relacionadas às chuvas fortes e à drenagem urbana. As redes implantadas levam o esgoto da região para tratamento, beneficiando com mais saúde e qualidade de vida 173 mil pessoas na bacia do córrego e contribuindo para a sua despoluição”. A Prefeitura de São Paulo informou que realizou a limpeza manual e roçagem em toda a extensão do Córrego Zavuvus e afirmou que o local é ponto de descarte irregular da população.
Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…
Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…
Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…
Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…
Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…