Foto: Divulgação
Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovaram nesta terça-feira, 21, proposta que responsabiliza civilmente a pessoa que causar acidente com dolo ou culpa grave. A medida determina que, além de indenizar a vítima, ela deverá responder pelos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) para socorro, atendimento e tratamento da vítima e de si próprio, bem como responder pelos auxílios e pensões gastos em decorrência do acidente.
A proposta acrescenta artigo ao Código Civil. O texto aprovado na CCJ é o substitutivo do deputado Kim Kataguiri (União-SP) ao Projeto de Lei 5298/16, do ex-deputado Daniel Vilela (GO) e ao PL 7889/17, do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO). A matéria tramitou em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário.
Transportadoras
O texto aprovado ainda acrescenta que a empregadora do motorista não será responsabilizada, a não ser que seja comprovado que deixou de observar norma legal ou regulamentar de segurança no trânsito ou se, diretamente, influiu para o resultado.
O objetivo seria evitar que as transportadoras sejam responsabilizadas solidariamente e assim, aumentar os riscos e os custos do negócio. (Com informações da Agência Câmara)
O Senado aprovou no dia 1º de julho o projeto que institui a Política Nacional…
Em mais uma agenda de viagem pelo Tocantins, a senadora Professora Dorinha (União) esteve neste…
O projeto de lei que autoriza o funcionamento de cassinos e bingos, legaliza o jogo…
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), presidida pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), realiza nesta…
Nova operação do transporte de Palmas completa dois meses com aprovação de usuários Mais de…
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…