Foto: Divulgação
Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovaram nesta terça-feira, 21, proposta que responsabiliza civilmente a pessoa que causar acidente com dolo ou culpa grave. A medida determina que, além de indenizar a vítima, ela deverá responder pelos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) para socorro, atendimento e tratamento da vítima e de si próprio, bem como responder pelos auxílios e pensões gastos em decorrência do acidente.
A proposta acrescenta artigo ao Código Civil. O texto aprovado na CCJ é o substitutivo do deputado Kim Kataguiri (União-SP) ao Projeto de Lei 5298/16, do ex-deputado Daniel Vilela (GO) e ao PL 7889/17, do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO). A matéria tramitou em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário.
Transportadoras
O texto aprovado ainda acrescenta que a empregadora do motorista não será responsabilizada, a não ser que seja comprovado que deixou de observar norma legal ou regulamentar de segurança no trânsito ou se, diretamente, influiu para o resultado.
O objetivo seria evitar que as transportadoras sejam responsabilizadas solidariamente e assim, aumentar os riscos e os custos do negócio. (Com informações da Agência Câmara)
Portaria Nº 3444/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 10 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…
O Plano de Transformação Digital do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foi um dos…
“Acesso à Justiça começa pela compreensão”. Com essa premissa, o juiz Roniclay Alves de Morais…
Prefeitura de Palmas articula cooperação com órgãos estaduais para fortalecer ações de segurança em Palmas…
Operação Limpa Tudo contempla Santo Amaro e a Quadra Arse 71 nesta sexta-feira, 10 Prefeitura…
Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o projeto "Armário Solidário:…