Categories: Palmas

Mulheres têm direito a acompanhante em consultas e exames na rede de saúde de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas


Mulheres têm direito a acompanhante em consultas e exames na rede de saúde de Palmas

Semus deu início a uma campanha informativa com afixação de cartazes, além da divulgação nas redes sociais e na imprensa local

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início a uma campanha de conscientização para informar sobre o direito das mulheres a terem acompanhante durante consultas, exames e outros atendimentos na rede pública de saúde. A iniciativa atende ao que já está garantido pelo Artigo 19-J da Lei Federal nº 8.080/1990.

Para ampliar o alcance da informação, a campanha inclui a afixação de cartazes em todos os espaços públicos de saúde, além da divulgação nas redes sociais e na imprensa local. As equipes técnicas da Semus também passarão por capacitação para garantir que todos os pontos da lei sejam atendidos.

A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destaca a importância da campanha. “Nosso objetivo é garantir que as mulheres tenham seus direitos respeitados e se sintam acolhidas nos serviços de saúde. O acompanhamento é uma medida que promove segurança, conforto e dignidade durante o atendimento”.

O que diz a legislação

De acordo com a legislação, a mulher pode escolher livremente quem será seu ou sua acompanhante. Caso ela esteja impossibilitada de fazer essa escolha, um representante legal poderá indicar alguém.

A lei também prevê situações específicas, como atendimentos em que a mulher esteja sedada ou inconsciente. Nesses casos, caberá à unidade de saúde designar uma acompanhante, preferencialmente uma profissional da área. Além disso, em situações de emergência ou urgência, os profissionais de saúde têm respaldo legal para adotar todas as medidas necessárias para preservar a vida e a saúde da paciente, mesmo na ausência de acompanhante.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone (63) 3212-7809, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, ou pela Ouvidoria da Saúde, pelo número 0800-030-1515, das 8 às 19 horas.

Texto: Fernanda Mendonça

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

4 horas ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

5 horas ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

5 horas ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

5 horas ago

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…

6 horas ago

Sistemas administrativos do Poder Judiciário terão parada técnica de sexta a segunda-feira (19 a 22/12)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…

6 horas ago