“É de nossa responsabilidade enquanto magistrados, servidores, delegatários das serventias extrajudiciais, advogados, promotores de justiça, defensores públicos e demais membros que compõem o sistema de justiça, a missão de entregar à sociedade serviços de excelência, com demandas céleres, justas e eficazes. Juntos somos mais fortes e com uma colaboração conjunta podemos aprimorar a cada dia a prestação jurisdicional”. Assim a Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, abriu o calendário das Correições Gerais Ordinárias 2023 do Poder Judiciário tocantinense, na manhã desta segunda-feira (27/2), na Comarca de Natividade. Acompanharam a corregedora os juízes auxiliares da CGJUS, Arióstenis Guimarães Vieira, responsável pelas serventias judiciais, e Esmar Custódio Vêncio Filho, atuando na supervisão dos Serviços Notariais e de Registro.
Natividade foi a primeira de 13 comarcas que vão passar pela Correição em 2023. Para o diretor do Foro, juiz Willian Trigilio da Silva, o trabalho desempenhado pela equipe da Corregedoria tem sido importante nos últimos anos para um ganho de qualidade na prestação jurisdicional. “É importante pontuar que ao longo dos anos a Corregedoria tem adotado uma postura de ensinamento para que o trabalho seja exercido da maneira adequada e com isso podemos melhorar a qualidade da prestação jurisdicional. É claro que correição serve para corrigir, mas também é uma oportunidade de mostrar à comunidade que o judiciário é transparente e é fiscalizado. Além disso, para a comarca, é uma chance de padronizar os trabalhos, mostrar as nossas deficiências e os pontos que precisam ser ajustados. Assim, nos colocamos à disposição para críticas e elogios”, comentou o magistrado.
A solenidade de abertura, transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Tocantins no YouTube, contou com a participação do vice-presidente da seccional da OAB Tocantins em Natividade, Roberto Cerqueira; do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Tocantins (Anoreg), Valdiram Cassimiro da Rocha Silva; do prefeito municipal de Chapada de Natividade, Hélio Dionísio de Santana; do secretário de Assistência Social de Natividade, Wester Henner, representando o prefeito Municipal; da oficiala interina do Cartório de Registro de Pessoas Naturais, Elisandra Ribeiro Fraga Rocha; do diretor da Unidade Prisional Cadeia Pública de Natividade, Luiz Guilherme Bittencourt Martinelo; do delegado de polícia Vladimir Bezerra de Oliveira; titulares e servidores de cartórios extrajudiciais; servidores da Comarca e a população de modo geral.
Durante o evento, foram feitos alguns apontamentos e apresentadas sugestões e elogios ao trabalho do Judiciário tocantinense. Manifestações que podem ser realizadas de forma contínua no site da Corregedoria-Geral da Justiça. Acesse aqui o formulário eletrônico.
“A linha de trabalho da Corregedoria está voltada para ouvir, observar e aproveitar o momento para identificar o que pode melhorar na prestação dos serviços. Nosso principal propósito é oferecer um atendimento de qualidade à sociedade, a quem envidamos todos os nossos esforços”, concluiu a corregedora-geral.
Correições
No âmbito da 1ª instância do Poder Judiciário, a correição inclui as unidades judiciárias, administrativas, Centrais de Penas e Medidas Alternativas (Cepemas), Turmas Recursais, Estabelecimentos Penais, Socioeducativos, de Acolhimento e de Cumprimento de Medidas de Segurança. O trabalho tem duas etapas, incluindo processos de coleta de dados e reuniões presenciais ou remotas em cada comarca.
Em Natividade, as correições judiciais e extrajudiciais serão realizadas entre os meses de fevereiro e março.