Categories: Negócios

No Dia do Cliente, aprenda dicas para conhecer melhor o seu consumidor | ASN Tocantins


O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, pode ser uma oportunidade para o empresário conhecer melhor o seu consumidor e, assim, aumentar o faturamento do seu empreendimento. Para isso, a pergunta fundamental a ser respondida é: “Quem é o meu cliente?”. Refletir sobre essa questão é crucial para a saúde dos negócios. “As empresas existem para resolver problemas: problemas dos seus clientes. Os clientes têm necessidades, mas, mais que isso, têm desejos e sonhos”, atesta o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto. O objetivo principal de qualquer negócio, segundo ele, é suprir essas aspirações.

Cada interação com o cliente é uma oportunidade de aprender mais sobre ele e, quanto mais você o conhece, mais chances terá de surpreendê-lo e de ter um “fã incondicional do seu negócio”.

Enio Pinto recomenda uma abordagem proativa para captar a percepção do cliente. “Uma coisa que funciona bem é, ao fim de um processo de atendimento, você descobrir as impressões que ele teve. Diga assim: ‘Se você tivesse uma coisa para me dizer, apenas uma, uma única sugestão de melhoria, o que seria?’”, sugere. Dessa forma, é possível acumular informações essenciais sobre as preferências e expectativas. O conhecimento aprofundado do seu consumidor é a chave para oferecer uma experiência memorável.

Veja mais dicas:

  • Delegue tarefas e interaja com os clientes
  • Para otimizar o atendimento, é fundamental que os empreendedores deleguem tarefas operacionais e se concentrem em interações diretas com os clientes. Ter tempo reservado para entender os desejos e necessidades dos clientes pode fazer toda a diferença no sucesso de um empreendimento.
  • Cada ser humano é um universo
  • Essas informações serão relevantes, inclusive, para construir um portfólio diverso de produtos e, assim, atender ao gosto do freguês. Por mais “nichado” que seja um negócio, sempre haverá demandas conflitantes ou variadas. O gerente do Sebrae observa que, mesmo mantendo um “núcleo duro” de ofertas, é essencial ter flexibilidade para personalizar parte do que é entregue ao cliente. “Quando você tem clientes com demandas minimamente conflitantes, é necessário que você tenha um mix de produtos um pouco mais diversificado. “Outro ponto destacado por Pinto é a importância da “ativação do cadastro” dos clientes.
  • Compreender o perfil do cliente permite antecipar suas necessidades e oferecer produtos e promoções alinhados aos seus interesses.

Quanto mais eu entendo o meu cliente, melhor eu atendo o meu cliente; isso é uma lei de mercado. – Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae

Oportunidades para crescer

Críticas e feedbacks dos clientes devem ser encarados como oportunidades para o aprimoramento do negócio. Enio Pinto enfatiza que “eventuais críticas que o cliente faz a respeito do negócio, os feedbacks, têm que ser entendidos como presentes”. No entanto, é preciso equilibrar essas mudanças com a viabilidade financeira do negócio.

Presença digital

Em um cenário cada vez mais digital, a presença on-line das marcas é indispensável e amplia as possibilidades de interação com os clientes. “É importante ter em mente que o mundo é ‘figital’, físico e digital, tudo junto e misturado”, afirma.

Para pequenos empreendedores, plataformas como Instagram e WhatsApp são ferramentas poderosas que facilitam a comunicação e a realização de vendas. “O pequeno empreendedor lança mão das redes sociais para a venda. O combo Instagram e WhatsApp funciona muito bem e abaixa os custos”, complementa, sugerindo como estratégia divulgar os produtos por meio de vídeos e imagens no Instagram e direcionar o cliente, através de um link, para fechar o negócio no WhatsApp.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Whatsapp do Sebrae: (63) 9 9971-2198
Assessoria de Imprensa: (63) 9 9968-4366
www.to.agenciasebrae.com.br
www.sebrae.com.br/tocantins
Facebook: @sebraetocantins
Instagram e Twitter: @sebraeto

Licença: Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias do Tocantins podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência. Para mais informações, os jornalistas devem entrar em contato pelo telefone (63) 3219-3302 ou pelo Whatsapp da Assessoria de Imprensa (63) 9.9968-4366, no horário das 9h às 17h.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Aluno da rede municipal é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática e ganha bolsa de Iniciação Científica Jr | Prefeitura Municipal de Palmas

Aluno da rede municipal é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática e ganha bolsa de…

11 minutos ago

1ª Caminhada da Associação Brasileira de Estudos para Obesidade da Síndrome Metabólica acontece neste domingo, 16 | Prefeitura Municipal de Palmas

1ª Caminhada da Associação Brasileira de Estudos para Obesidade da Síndrome Metabólica acontece neste domingo,…

1 hora ago

Parceria entre Prefeitura de Palmas e Hospital do Amor oferece exames gratuitos de mamografia e papanicolau nesta quarta-feira, 12 | Prefeitura Municipal de Palmas

Parceria entre Prefeitura de Palmas e Hospital do Amor oferece exames gratuitos de mamografia e…

3 horas ago

Jardim Taquari recebe reforço na limpeza, roçagem, manutenção e paisagismo | Prefeitura Municipal de Palmas

Jardim Taquari recebe reforço na limpeza, roçagem, manutenção e paisagismo Nesta quarta-feira, 12, equipes da…

3 horas ago

Reunião com movimento negro discutirá a regulamentação da política de cotas em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Reunião com movimento negro discutirá a regulamentação da política de cotas em Palmas Evento, promovido…

4 horas ago

Senador Irajá denuncia crise fiscal e censura à imprensa no Tocantins — Senado Notícias

Em discurso no Plenário na terça-feira (11), o senador Irajá (PSD-TO) criticou a gestão do governador do…

5 horas ago