O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, pode ser uma oportunidade para o empresário conhecer melhor o seu consumidor e, assim, aumentar o faturamento do seu empreendimento. Para isso, a pergunta fundamental a ser respondida é: “Quem é o meu cliente?”. Refletir sobre essa questão é crucial para a saúde dos negócios. “As empresas existem para resolver problemas: problemas dos seus clientes. Os clientes têm necessidades, mas, mais que isso, têm desejos e sonhos”, atesta o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto. O objetivo principal de qualquer negócio, segundo ele, é suprir essas aspirações.
Cada interação com o cliente é uma oportunidade de aprender mais sobre ele e, quanto mais você o conhece, mais chances terá de surpreendê-lo e de ter um “fã incondicional do seu negócio”.
Enio Pinto recomenda uma abordagem proativa para captar a percepção do cliente. “Uma coisa que funciona bem é, ao fim de um processo de atendimento, você descobrir as impressões que ele teve. Diga assim: ‘Se você tivesse uma coisa para me dizer, apenas uma, uma única sugestão de melhoria, o que seria?’”, sugere. Dessa forma, é possível acumular informações essenciais sobre as preferências e expectativas. O conhecimento aprofundado do seu consumidor é a chave para oferecer uma experiência memorável.
Veja mais dicas:
Quanto mais eu entendo o meu cliente, melhor eu atendo o meu cliente; isso é uma lei de mercado. – Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae
Oportunidades para crescer
Críticas e feedbacks dos clientes devem ser encarados como oportunidades para o aprimoramento do negócio. Enio Pinto enfatiza que “eventuais críticas que o cliente faz a respeito do negócio, os feedbacks, têm que ser entendidos como presentes”. No entanto, é preciso equilibrar essas mudanças com a viabilidade financeira do negócio.
Presença digital
Em um cenário cada vez mais digital, a presença on-line das marcas é indispensável e amplia as possibilidades de interação com os clientes. “É importante ter em mente que o mundo é ‘figital’, físico e digital, tudo junto e misturado”, afirma.
Para pequenos empreendedores, plataformas como Instagram e WhatsApp são ferramentas poderosas que facilitam a comunicação e a realização de vendas. “O pequeno empreendedor lança mão das redes sociais para a venda. O combo Instagram e WhatsApp funciona muito bem e abaixa os custos”, complementa, sugerindo como estratégia divulgar os produtos por meio de vídeos e imagens no Instagram e direcionar o cliente, através de um link, para fechar o negócio no WhatsApp.
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