Capacitar e sensibilizar magistrados, servidores, estagiários, voluntários e sociedade em geral sobre as mudanças climáticas e suas consequências para os seres vivos e para o planeta. Esses são os objetivos de uma série de ações de sustentabilidade que estão sendo programadas pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) para junho, mês dedicado ao meio ambiente, por meio da execução do Projeto Junho Ambiental.
Curso, seminário, conferência, exposição de quadros, feiras, entre outras atividades estão previstas na programação que será desenvolvida de 1º a 30 de junho, por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), em parceria com os demais setores.
Alvorada Sustentável
Abrindo a programação, nos dias 1º e 2 de junho, haverá atividades do Projeto Alvorada Sustentável, na Comarca de Alvorada, onde serão realizadas palestras, recuperação de mata ciliar de nascentes e Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária.
Durante o Junho Ambiental, que conta com o envolvimento das comarcas do Judiciário do Tocantins, o prédio do TJTO ficará iluminado na cor verde.
Política de sustentabilidade
A programação do Junho Ambiental atende à Resolução CNJ Nº 400/2021, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, assim como ao Planejamento Estratégico – Macrodesafio Promoção da Sustentabilidade, de modo a impactar positivamente nos índices para obtenção do Prêmio CNJ de Qualidade.