Categories: Palmas

Novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Palmas serão escolhidos nesta quarta-feira, 12 | Prefeitura Municipal de Palmas


Novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Palmas serão escolhidos nesta quarta-feira, 12

Cmas tem caráter consultivo, normativo, deliberativo e permanente, além de ser vinculado ao Conselho Nacional de Assistência Social

As entidades e organizações de assistência social representantes da sociedade civil aptas a votar no processo eleitoral irão fazer a escolha dos seis novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) nesta terça-feira, 12, a partir das 14h30. A votação referenda a participação da sociedade civil no Cmas o que possibilita maior transparência e efetividade na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas municipais.

Os representantes dos segmentos da sociedade civil são usuários vinculados aos serviços, programas, projetos e benefícios da política de assistência social, organizados sob diversas formas, em grupos que têm como objetivo a luta por direitos e também, representantes das entidades socioassistenciais que ofertam serviços na área. De acordo com a Resolução N.º 17 publicada no Diário Oficial do Município de Palmas N.º 3.610/2024 a posse dos novos membros acontecerá no dia 17 de abril de 2025.

Conselho

O Cmas foi instituído por meio da Lei Municipal N.° 570, de 26 de fevereiro de 1996, revogada pela Lei N.° 1021 de 5 de julho de 2001 e pela Lei N.° 1380 de 2005. Ele é regido por representantes do Poder Executivo Municipal e por representantes da sociedade civil.

A composição da mesa diretora para manter a paridade entre sociedade civil e órgãos governamentais, como previsto no Regimento Interno do Cmas, tem a presidência e a vice-presidência alternadas.

O Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) Palmas – TO, é órgão superior de deliberação colegiada, de caráter permanente, descentralizado e participativo da assistência social de composição paritária entre o governo e sociedade civil, vinculado à administração pública municipal, responsável pela fiscalização e controle social da política municipal de assistência social, com sede e foro jurídico na cidade de Palmas – TO.

É vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ou ao órgão que venha a sucedê-la, sendo responsável pela disponibilização dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários ao seu funcionamento, conforme recursos consignados no orçamento.

Texto: Eliene Campelo

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Projeto idealizado pela Comarca de Araguaína arrecada material escolar e beneficia alunos de escola municipal rural

Promoção da justiça social, incentivo à educação inclusiva e fortalecimento do vínculo entre o Poder…

1 dia ago

Justiça do Tocantins realiza mais de 400 sessões do Tribunal do Júri em 2025; Augustinópolis e Palmas lideram com 52 julgamentos

O Poder Judiciário do Tocantins encerrou o ano de 2025 com a marca de 418…

2 dias ago

Comitê Gestor Interinstitucional do NAI de Palmas delibera melhorias no atendimento inicial a adolescentes em primeira reunião ordinária de 2026

Membros do Comitê Gestor Interinstitucional do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de Palmas realizaram, nesta…

2 dias ago

Comissão aprova subsídio para acesso à internet de famílias na Amazônia – Notícias

30/01/2026 - 12:35   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Cleber Verde: exclusão digital acentua…

2 dias ago

Durante sessões extraordinárias, Câmara aprova LOA/2026 e Plano Plurianual da Capital – Câmara de Palmas

Durante sessões extraordinárias, na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou…

2 dias ago

Servidores(as) do TJTO participam de oficina de bombinhas de sementes nesta quinta-feira (29/1)

Em uma iniciativa voltada à sustentabilidade, compensação ambiental e engajamento de servidores(as), o Tribunal de…

3 dias ago